A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8508
Tecnologia

Celular vai combinar tom de pele, roupa e maquiagem

23 JUL 2007 - 08h08min
terra

O HP Labs apresenta um projeto de pesquisa que poderá ajudar as pessoas a selecionar cores quando estiverem comprando produtos. A tecnologia usa algoritmos de correção de cor e visão computadorizada residente nos servidores HP. De acordo com a principal cientista do HP Labs, Nina Bhatti, a idéia é que os consumidores usem seus celulares para tirar fotos de si mesmos ou de objetos, e depois enviem essas fotos para os servidores HP. Em segundos, o consumidor receberá uma mensagem de texto com a recomendação da cor mais adequada para combinar maquiagem e tom da pele, ou para encontrar a tonalidade certa da tinta para pintar a casa, por exemplo.


O protótipo que está sendo desenvolvido por Batthi e sua equipe, conforme reportagem da Technology Review, é especificamente desenhado para ajudar a encontrar a melhor tonalidade de maquiagem, de acordo com o tom natural da pele da pessoa. A cientista explica que nem todas as mulheres comprar seus cosméticos em lojas nas quais um profissional especializado possa identificar o tom correto para elas. Muitas adquirem seus produtos em farmácias, catálogos e até mesmo via Internet, sem oportunidade de testar a combinação dos cosméticos com sua pele. "Estudos mostram que até 75% das mulheres estão usando os tons errados de maquiagem", disse Bhatti.


Com o protótipo da HP, o consumidor simplesmente tira uma foto de si mesmo segurando uma referência da cor - que pode ser uma revista, uma cartela de tons, etc. - e enviar para a HP. Nos servidores da empresa, um software compara os valores da referência da cor na foto com os valores aceitos para essas cores. O algoritmo de correção tira a diferença entre esses valores e aplica a todos os pixels da foto, para eliminar efeitos de luz ou derivados da má qualidade da câmera.


Com as corres corrigidas, o software de detecção de rostos encontra a face da pessoa na foto e vê sua cor predominante. Esta é então comparada com um banco de dados de rostos - são 260 rostos femininos com diferentes tons de pele. O consumidor então recebe uma mensagem de texto identificando a cor de maquiagem que fica melhor no rosto do banco de dados que tenha o tom de pele mais similar ao da pessoa na foto. Para Batthi, as pessoas vão achar a tecnologia de combinação de cores muito útil. Ela poderá ser usada, por exemplo, para decidir qual tom de blusa combina melhor com determinado tom de pele, a melhor cor para as paredes de sua casa; e ainda ser modificada para comparar as cores dos móveis com a do tapete. Mas admite que haverá desafios, como duas cores que se parecerão idênticas sob determinada luz, mas não sob outra.


A HP, diz a cientista, não tem prazo para colocar a tecnologia no mercado. A empresa está atualmente em conversações com fabricantes de cosméticos, mas ainda não tem parceiros definidos.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

PM prende mais três foragidos da Justiça em Aquidauana e Anastácio

2
Geral

Policial aposentado encontra cascavel de mais de 1 metro dentro de casa

3
Aquidauana

Homem tenta matar a tiros o próprio padrasto no Distrito de Cipolândia

4
Aquidauana

Ex-vereador de Aquidauana que caiu de altura de 3 metros recebe alta

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max31

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min22 max31

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,19m
Miranda
4,10m
Aquidauana
3,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Estou...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hospitais/Postos de Saúde

Hospital da Cidade - Associação Aquidauanense de Assistência Hospitalar

R. Manoel Antonio Paes de Barros, 1424 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Médicos

Carlos Eduardo Nunes - Anestalsiologista

Hospital da Cidade, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Supermercados

Supermercado Princesa 3

7 de Setembro, 1029 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3989/3241-
Ver Mais
508110768