A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Tecnologia

Computador desafia jogadores profissionais de pôquer

25 JUL 2007 - 10h12min
magnet

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Alberta, em Edmonton, Canadá, desenvolveu o Polaris, um programa que joga pôquer e que será colocado em testes na próxima segunda-feira.


Segundo o site Digital Trends, os jogadores profissionais Phil Laak e Ali Eslami confrontarão o Polaris em quatro partidas de Texas Hold 'Em, modalidade específica de pôquer, muito utilizada em campeonatos atuais.


A intenção da equipe da universidade é verificar se o Polaris conseguirá derrotar jogadores profissionais, o que representaria um notável avanço em inteligência artificial, já que o pôquer não é apenas um jogo matemático, exigindo também previsão das jogadas adversárias.


As partidas acontecerão como parte de uma conferência da Associação pelos Avanços da Inteligência Artificial, em um hotel de Vancouver. Mais de 1.000 espectadores se registraram para assisti-las.


O desafio acontecerá em dois dias e renderá aproximadamente 500 rodadas, com um prêmio final estabelecido de US$ 50 mil ao vencedor, conforme noticiou o site The Guardian.


Para Jonathan Schaeffer, cientista líder na programação de Polaris, em desenvolvimento há anos, ainda que o programa incorpore bem as rotinas do jogo, não é o favorito na competição. "Eu não estou nervoso. Todo mundo espera que os humanos ganhem", explicou Schaeffer, que mesmo assim acredita que os humanos precisarão suar pelo prêmio.


Para evitar a influência do fator sorte, o programa foi desenhado para eliminá-lo. Outra das capacidades do Polaris é a habilidade de aprender com o jogo de seu oponente para identificar sua estratégia e suas fraquezas.


Phil Laak acha que o fato de não poder ler a expressão de seu adversário será um dificultador, ao mesmo tempo em que o computador não saberá de suas emoções também. "Eu posso dizer alto: Computador, eu vou tentar te enganar agora. Mas é um programa forte. Ele vai memorizar meus padrões de aposta e meu jogo não é perfeito", contou, acrescentando que seja qual for o resultado, ficará surpreso, confuso e triste.


Recentemente cientistas canadenses criaram um programa capaz de ganhar qualquer rodada de jogo de Damas.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Diabética e cega, jovem quer ajuda para fazer consulta e conseguir transplante

2
Aquidauana

Raio queima transformador da Sanesul e Aquidauana fica sem água até 20h deste domingo

3
Anastácio

Família que perdeu tudo em incêndio precisa de doações para recomeçar

4
Aquidauana

Motorista embriagado freia bruscamente após sinal da Polícia e quase causa acidente

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Oba!

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas
498110810