A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
13 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Tecnologia

Comunicação em ondas garante robustez do sistema

6 AGO 2007 - 08h59min
uol

A forma de conexão da tecnologia Bluetooth é essencial para evitar que os aparelhos interfiram uns nos outros. Ela é feita utilizando a técnica de espalhamento do espectro (Spread Spectrum) por saltos de freqüência (Frequency Hopping). Assim, a conexão funciona dividindo a banda disponível na faixa ISM em canais independentes. Enquanto isso troca as freqüências de transmissão de dados constantemente ao longo da conexão estabelecida entre dois ou mais aparelhos.


Isso é o que garante a robustez do sistema. Como a faixa de freqüência utilizada pelo Bluetooth é livre existem muitos aparelhos que trabalham dentro dela, como por exemplo, portões automáticos, babás eletrônicas ou telefones sem fio. Todos estes aparelhos funcionando na mesma faixa causariam interferências entre si, mas com o sistema de saltos de freqüência do Bluetooth, os aparelhos têm um comportamento diferente.


Estes aparelhos trazem definidos até 79 canais de freqüência com faixa de alcance de 1 MHz, quando uma conexão é formada, os aparelhos começam a alternar a freqüência até 1.600 vezes a cada segundo permitindo que mais aparelhos utilizem o espalhamento de espectro em um pedaço da faixa limitado da faixa de rádio.


O alcance do Bluetooth é de aproximadamente 10 metros e o sinal é enviado com apenas 1 milliwatt de energia. Para se ter uma idéia, os celulares transmitem seus sinais com 3 watts e um monitor de 17 polegadas utiliza 5 watts.


Mesmo com um sinal que utiliza pouca energia, o Bluetooth não precisa funcionar em linha reta para a transmissão de dados, como por exemplo, o infravermelho dos controles remotos. Ainda há a vantagem de atravessar paredes, permitindo a conexão com aparelhos que estejam em outra sala. Por outro lado, a pouca energia limita o alcance da rede em cerca de 10 metros.


A versão 1.0 do Bluetooth tinha taxa de transferência de até 1 Mbps. A versão atual, 2.0, pode chegar até 3 Mbps.

Veja também

Mais Lidas

1
Você Repórter

Adolescente de Aquidauana já é destaque nacional em Laço comprido

2
Policial

Trabalhador cai no rio Negro durante pescaria e desaparece; bombeiros preparam resgate

3
Aquidauana

Encontrado o corpo do trabalhador que desapareceu no rio Negro

4
Você Repórter

Com muita glória família Quelho forma mais um médico

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Numa...

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DAR, RECEBER E RETRIBUIR

Ver Mais Colunas
498110720