A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de junho de 2019
Anuncie Aqui
9078
Tecnologia

Crescem as compras eletrônicas corporativas

30 JUL 2007 - 13h43min
pequenas empresas & grandes negócios

A II pesquisa Panorama do Uso e Tendências do e-procurement no Brasil - Cenário 2006, desenvolvida pela Associação Brasileira de e-business, apurou que cresceu o número de empresas que realizam compras eletrônicas. Finalizada em julho de 2007, a análise englobou 81 organizações de grande e médio porte, informou o Canal Executivo.


Em 2005, 63% dos entrevistados disseram praticar compras eletrônicas, enquanto que no ano passado, 66% indicaram este procedimento, correspondendo a um aumento de 4,8%. As principais ferramentas utilizadas no processo, apontadas pelos entrevistados, foram negociações eletrônicas, sourcing, portal de compras e eRFQ (request for quotes).


Ainda sob este aspecto, foi possível notar que as empresas estão muito atentas ao VMI (reposição automática de estoques), à gestão de contratos e ao monitoramento de performance.


Segundo a análise, as compras realizadas eletronicamente representam 25% em relação ao volume total. Dentre os principais benefícios enxergados estão a redução do tempo gasto pelo comprador para efetuar cotações e pedidos e a redução do tempo de entrada do pedido e seu faturamento.


Redução de custos


Outro dado que mereceu destaque foi o crescimento de 27% dos pedidos de compras eletrônicas de 2006 em relação a 2005, superando a expectativa dos 23%, previstos em 2005. "Isso se deve principalmente ao rápido retorno dos investimentos, à busca constante pela redução de custos, além da difusão dos benefícios desta prática por diversos players do mercado", analisa o presidente da Associação Brasileira de e-business, Richard Lowenthal.


É possível observar ainda a permanência do e-mail, telefone e fax como os principais canais utilizados para efetuar pedidos. Para os próximos anos, a tendência é de diminuição destes canais, exceto o telefone, que não deve apresentar grandes reduções. "Esta tendência pode ser justificada pelo processo de migração para o meio eletrônico, além da integração dos tradicionais canais com outros sistemas", afirma Lowenthal.


Outro ponto abordado na pesquisa está relacionado à representatividade das compras eletrônicas referente aos materiais produtivos e indiretos. Segundo as empresas, 67% do e-procurement praticado está ligado aos materiais indiretos, ou seja, àqueles não considerados estratégicos para as organizações. "No caso dos itens críticos, o meio eletrônico é aplicado apenas depois de uma longa negociação, ajudando na troca de documentos eletrônicos e nos processos de ressuprimento", explica Richard Lowenthal.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Jovem de Dourados desaparece nas águas do Aquidauana

2
Aquidauana

Identificada vítima de Dourados desaparecida no rio Aquidauana

3
Aquidauana

Homem agride ex-mulher e rasga as roupas dela durante churrasco

4
Aquidauana

Jovem de 25 anos causa confusão em festa e é presa por chamar policial de otário

Vídeos

Motorista que causou acidente admitiu ter bebido cerveja e não tinha CNH

PRF promove campanha de combate a violência sexual infantil

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,69m
Miranda
3,48m
Paraguai
5,59m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: MOROS

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

5° ENCONTRO RELÍQUIAS DE AQUIDAUANA (7 a 9 DE JUNHO ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Advocacia

Mário Nelson Lima Paiva

XV de Agosto, 1639 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2571 / Res
Pousadas

Pousada Aguapé

Estrada da Margem Esquerda, ------ ------- - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 686-1036 / 9986 www.pousadaaguape.com.br
Médicos

Sandra M. A. Zurutuza - Pediatra

Manoel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3783
Ver Mais
508110472