A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Tecnologia

Funcionários da IBM Itália fazem protesto virtual no Second Life

28 SET 2007 - 09h38min
uol

Os tempos mudam e com eles as mobilizações sindicais, tanto que os trabalhadores da multinacional de informática IBM na Itália tiveram a idéia de realizar um protesto sindical pela primeira vez no mundo virtual Second Life, aberto a todo o mundo.


Os trabalhadores reais compareceram ao serviço normalmente. Mas, fora do horário de trabalho, seus avatares (identidades virtuais) se manifestaram na entrada das ilhas da empresa no ambiente Second Life nesta quinta-feira, informou o representante na IBM do sindicato italiano Fiom-Cgil, Frabrizio Potetti.


A companhia tem várias ilhas no mundo virtual, onde encontra clientes, faz marketing e publicidade. Portanto, uma manifestação no Second Life afeta a imagem da empresa em seu território, acrescentou o sindicalista.


O protesto foi organizado pelo sindicato RSU (Representação Sindical Unitária) em IBM e durou 12 horas, terminando às 17h (horário de Brasília). Como as ilhas do Second Life têm uma capacidade limitada de visitantes, foi criada uma escala de horários por países.


Os avatares encontram à disposição no Second Life um kit para a manifestação, que inclui a camiseta oficial com palavras de ordem, assim como cartazes.


Os empregados da IBM Itália, cerca de 9 mil, protestam pela ruptura das negociações sobre o contrato coletivo e a suspensão do pagamento de produtividade, de cerca de mil euros por ano.


Os organizadores prometem para hoje um balanço do protesto. Eles esperavam uma participação total de mil pessoas em 18 países, em solidariedade aos empregados da IBM Itália.


No blog criado pelo sindicato, os participantes não só informaram sobre o desenvolvimento da mobilização mas também escreveram as suas impressões sobre a participação numa manifestação virtual.


"É surpreendente perceber como é parecido com o mundo real, com gente gritando slogans, pulando, organizando piquetes, e outras pessoas tranqüilas, sentadas num banco e olhando", disse um participante.


Potetti não descartou que a mobilização possa se repetir mais adiante sem aviso prévio.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Criança de 4 anos morre afogada em açude de chácara no Pulador em Anastácio

2
Anastácio

Menino que morreu afogado em açude é velado em Anastácio

3
Anastácio

Operador de máquina de 56 anos morre após acidente grave em Anastácio

4
Anastácio

Bombeiros resgatam pescador embriagado que caiu no rio Aquidauana em Anastácio

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Oxala...

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas
498110677
SERIEMA 1260