A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Tecnologia

Google Brasil já representa Orkut no país

12 SET 2007 - 15h02min
uol

O escritório brasileiro do Google estreou, esta semana, seu departamento jurídico no Brasil.


A estréia marca uma mudança importante na estrutura do Google no país e deverá facilitar as relações da empresa com a Justiça brasileira e facilitar a comunicação de crimes ocorridos no Orkut.


Para comandar o novo departamento, o Google contratou a advogada Aline de Almada Messias, que ocupará o cargo de diretora jurídica da empresa no país.


Com a estréia do departamento, o Google Brasil passa a ser o representante no país da matriz americana, o Google Inc.


Assim, a própria sede do Google no país ficará responsável por receber processos e notificações sobre crimes ocorridos no Orkut e encaminhá-los para a administração do site, nos Estados Unidos.


O tema foi motivo de conflito ao longo dos últimos meses entre Ministério Público (MP) e Google. O MP recorrentemente enviava ofícios judiciais ao Google Brasil, que os devolvia, dizendo não ser o responsável pelo Orkut.


Ofícios do tipo deveriam, então, ser encaminhados para o escritório de advocacia Durval Noronha Associados, procurador do Google Inc. no país.


Em agosto de 2006, o procurador do Google, Durval Noronha Goyos, chegou a chamar o Ministério Público de inepto, por encaminhar queixas sobre o Orkut para o Google Brasil.


Segundo o Google, nada muda na relação de responsabilidades pelo Orkut. O serviço hospedado e administrado na Califórnia continuará sob tutela da matriz americana.


A divisão brasileira poderá, no entanto, receber pedidos sobre o Orkut e os encaminhar diretamente para seus colegas americanos.


Como reportar crimes no Orkut - Segundo o Google, quem vir um conteúdo criminoso no Orkut ou for vítima de falso perfil, mensagens caluniosas ou conteúdo ofensivo, tem a opção de reportar o caso diretamente ao Google.


A denúncia segue para funcionários do Google que falam português, na Califórnia, e têm o poder de tirar o conteúdo do ar.


Outra forma de denúncia, pode ser feita por autoridades públicas - como agentes da Polícia Federal e promotores públicos - que dispõem de ferramentas para reportar de forma privilegiada conteúdos indevidos no serviço.


Nesse caso, além de tirar o conteúdo suspeito do ar, as mensagens supostamente ofensivas são armazenadas e podem, eventualmente, servir de prova contra os autores das mensagens. O Google só pode ceder as informações, no entanto, mediante decisão judicial.


Outra forma de denunciar conteúdo abusivo é via ONGs de segurança na internet, como Safernet, Unicef e Camara-e.net. O Google fechou parceira com ONGs e ofereceu a seus representantes ferramentas para denunciar de modo privilegiado crimes que virem no Orkut.


Em último caso, quem optar por um processo judicial contra a Google Inc., responsável pelo Orkut, poderá encaminhá-lo para o departamento jurídico do Google no Brasil, agora representante do Google Inc. no país.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Diabética e cega, jovem quer ajuda para fazer consulta e conseguir transplante

2
Aquidauana

Raio queima transformador da Sanesul e Aquidauana fica sem água até 20h deste domingo

3
Anastácio

Família que perdeu tudo em incêndio precisa de doações para recomeçar

4
Aquidauana

Motorista embriagado freia bruscamente após sinal da Polícia e quase causa acidente

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Oba!

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas
498110810