A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de agosto de 2019
Anuncie Aqui
8830-->
Tecnologia

Google Brasil passa a responder por denúncias de crimes no Orkut

5 SET 2007 - 11h46min
uol

O Google Brasil a partir da semana que vem passa a ser a procuradora do Google Inc. no Brasil. Com a decisão a empresas nacional passa a responder pelas denúncias de crimes no Orkut. "O Google Inc. continua sendo a responsável direata pelo Orkut, e preservação dos dados nele armazenados. O que acontecerá é que a Google Brasil terá a chance de representá-la no País e agilizar o processo de combate aos crimes praticados no Orkut", explica Alexandre Hohagen, Diretor Geral do Google Brasil.


O Google Brasil também anunciou ainda a criação de uma ferramenta exclusiva para ONGs realizarem denúncias de crimes no Orkut similar a que foi oferecida aos Ministérios Públicos Federais de diversos estados brasileiros. "As organizações não governamentais terão um login e senha para acessarem uma interface exclusiva. Na página terá um botão para que elas façam as denúncias quando encontrarem um página ilegal", explica o Hohagen. A iniciativa conta com o apoio da Câmara-e Net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) que ficará responsável por contatar as ONGs. Segundo o Google, eles já entraram em contato com organizações como Safernet, Unicef e WCF para que elas façam parte do processo.  


Thiago Tavares, Presidente da Safernet ONG que combate crimes contra os direitos humanos na Web, afirma que essa é a notícia que eles aguardam há três anos. "Tudo que nós queríamos é que o Google Brasil assumisse a responsabilidade legal e social de estar no Brasil. É uma notíca muito positiva amudança de postura da empresa, só lamentamos que tenha demorado tanto". Tavares afirma que os representante da Safernet estão disponível para estabelecer o tão esperado diálogo com o Google Brasil. "Esperamos que com essa mudança de postuta da companhia as coisas possam fluir de maneira diferente".


Para responder judicialmente pelo Google Inc. o Google Brasil tem agora um novo depertamento jurídico local coordenado pela
diretora jurídica da empresa, Aline de Almada. "As mudanças no departamento jurídico da empresa começam a vigorar a partir da semana que vem", afirma a advogada. Alexandre Hohagen justifica que a mudança é uma consequência natural do crescimento da empresa no Brasil, hoje com 120 funcionários locais situados em São Paulo e Belo Horizonte.


A questão da responsabilidade do Google Brasil sobre os crimes no Orkut é uma polêmica que já durava três entre a empresa e o Ministério Público Federal de São Paulo, apoiado pela Safernet de Thiago Tavares. Tanto que o MPF de SP não tem acesso à ferramenta de denúncias do Orkut disponível para os órgãos similares dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Acre, Pernambuco e para a Polícia Federal.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Nota de Falecimento

Morre o desportista Dario Campelo

2
Policial

Homem tenta entregar droga de táxi, mas é preso em flagrante

3
Aquidauana

Nova diretoria da ACEA reforça compromisso com setor empresarial

4
Nota de Falecimento

Morre o desportista Dario Campelo

Vídeos

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Gaeco apreende 26 armas, munições e documentos que já estão na Delegacia de Aquidauana

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,24m
Miranda
2,27m
Paraguai
3,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Raquel Anderson

Véspera da cidade!

Fausto Matogrosso

ATÉ QUANDO?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Aldemir Fernandes Filho - Clinico Geral

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2630
Telefones Úteis

Departamento de Sistema Penintenciario

Duque de Caxias, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4381
Farmácias e Drogarias

Farmácia Drogana

Rua Estevão Alves Correa, s/n Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2658
Ver Mais
508110799