A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
Tecnologia

Google Earth lança telescópio virtual nesta 4a-feira

22 AGO 2007 - 09h58min
terra

O popular serviço de mapeamento Google Earth lançará um novo recurso chamado Sky, um "telescópio virtual" que a maior empresa de buscas na Web espera ser capaz de ajudar a transformar milhões de internautas em astrônomos amadores.


O Google, que criou o Google Earth para oferecer aos internautas uma visão semelhante à que um astronauta teria, mas com capacidade de zoom até o nível de rua em alguns locais, disse que o serviço seria um parque de diversões para quem quer aprender sobre o espaço.


"Nunca antes um guia de todo o firmamento esteve disponível de maneira tão ampla", disse a doutora Carol Christian, do Space Telescope Science Institute, que chefiou a equipe do Sky.


"O Sky do Google Earth fomentará e promoverá uma nova compreensão do Universo ao levá-lo aos computadores de todas as pessoas", afirmou.


Como o Google Earth, o Sky permitirá que os usuários flutuem em torno e se aproximem por zoom de mais de 100 milhões de estrelas individuais e 200 milhões de galáxias. Os usuários verão o céu tal qual visto da Terra.


O serviço criou camadas diferentes que mostrarão a vida de uma estrela, constelações, imagens de alta resolução fornecidas pelo telescópio espacial Hubble e um guia de galáxias para os usuários.


Uma seção de astronomia amadora permitirá que os usuários cliquem sobre estrelas, galáxias e nebulosas visíveis a olho nu e com binóculos e pequenos telescópios.


As imagens foram montadas com material reunido entre diversas fontes externas, incluindo o Digital Sky Survey Consortium, o United Kingdom Astronomy Technology Centre e o Anglo-Australian Observatory. Elas serão atualizadas, com o tempo.


"Estamos entusiasmados por oferecer aos usuários imagens astronômicas ricas e conteúdo mais denso que permita às pessoas o aprendizado sobre o que estão vendo" afirmou Lior Ron, gerente de produto do Google, em comunicado.


"Ao trabalhar com alguns dos mais conhecidos especialistas do setor, fomos capazes de transformar o Google Earth em um telescópio virtual", acrescentou.


O serviço Sky estará disponível em todos os domínios do Google Earth, em 13 idiomas, nesta quarta-feira. Os usuários terão de baixar a mais recente versão do Google Earth, em http://www.earth.google.com.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Diabética e cega, jovem quer ajuda para fazer consulta e conseguir transplante

2
Anastácio

Família que perdeu tudo em incêndio precisa de doações para recomeçar

3
Aquidauana

Alespana e Marinha preparam fuzileiros para o mercado de trabalho em Aquidauana

4
Anastácio

Casa pega fogo, chamas consomem todos os pertences e matam o cachorrinho de casal

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas