A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
Tecnologia

Governo cria programa para estimular setor de placas eletrônicas

23 AGO 2007 - 16h21min
uol

Uma parceria entre o ministério da Ciência e Tecnologia e a iniciativa privada fará um investimento de 15,6 milhões de reais no primeiro projeto do Programa Prioritário HardwareBR, voltado ao desenvolvimento do setor de placas eletrônicas no País.


O alvo dos investimentos é um laboratório-fábrica instalado na Fundação Certi, em Florianópolis (SC), que se dispõe a fazer desde a prototipagem até a fabricação sob encomenda das placas eletrônicas para os mais diversos segmentos.


O laboratório, na verdade, já existe desde 2002, omo explicou Carlos Alberto Schneider, superintendente geral da Fundação Certi.Ele conta que, na época, a Alcatel (hoje Alcatel-Lucent) descontinuou uma linha de produção e decidiu oferecer a infra-estrutura que tinha no País para a entidade, o que incluiu equipamentos e pessoal técnico. "A Alcatel também aportou recursos para viabilizar o funcionamento da unidade", explica Schneider.


Desde então, o laboratório passou a se especializar na prototipagem de placas eletrônicas em pequenas séries, já que, como ponderou o professor, "o Brasil tem cerca de 40 empresas fazendo placas eletrônicas, mas todas em grandes séries. No desenvolvimento de pequenos lotes o País tem uma dependência do exterior terrível", afirmou, em entrevista ao COMPUTERWORLD. A Ásia é hoje a principal fornecedora do Brasil nesse segmento.


Segundo ele, instrumentos de medicina, aparelhos de controle de qualidade e máquinas especiais como sistemas de corte a laser para indústria têxtil são exemplos de segmentos estratégicos que precisam de placas eletrônicas em pequenas quantidades. "Todo equipamento hoje necessita de eletrônica, desde uma aeronave até uma colheitadeira", cita.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Diabética e cega, jovem quer ajuda para fazer consulta e conseguir transplante

2
Anastácio

Família que perdeu tudo em incêndio precisa de doações para recomeçar

3
Aquidauana

Alespana e Marinha preparam fuzileiros para o mercado de trabalho em Aquidauana

4
Anastácio

Casa pega fogo, chamas consomem todos os pertences e matam o cachorrinho de casal

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas