A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de outubro de 2018
Anuncie Aqui
8502
Tecnologia

Governo pode anunciar padrão de rádio digital sem ter resultado de testes

1 AGO 2007 - 09h04min
idg now

Caso cumpra prazo inicial, definição da Anatel sai em setembro, um mês antes dos relatórios sobre testes divulgados pela Abert.


Mesmo com a promessa da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) de entregar relatórios sobre os testes com rádio digital em 60 dias, a definição do governo quando ao padrão de transmissão pode sair antes disto.


Caso cumpra o prazo original, o conselho consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá apresentar sua proposta final até o dia 14 de setembro, com os resultados dos testes de apenas uma rádio brasileira.


Atualmente, 16 emissoras de rádio AM e FM operam em caráter de teste no sistema norte-americano In Band on Chanel (Iboc). Outras 42 já pediram autorização à Anatel, mas ainda não iniciaram os testes.


As únicas emissoras que irão testar o sistema europeu Digital Radio Mondiale (DRM) em ondas curtas (OC) são a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) e a Radiobrás. Os testes ainda não começaram.


O diretor de TV Digital do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Juliano Castilho Dall`Antonia, alerta que é preciso ter um volume razoável de dados para responder categoricamente qual sistema é o melhor.


Por outro lado, o presidente da Abert, Daniel Slaviero, acredita que "a discussão está muito madura" e os relatórios "vêm só contribuir no seguinte sentido: se a cobertura digital está maior, igual ou menor que a analógica. Não vêm necessariamente argumentar ou questionar a qualidade do padrão".


As 16 emissoras de rádio AM e FM que realizam testes com o sistema americano Iboc se localizam nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.


Mas para Juliano Dall`Antoni, do CPqD, "estes testes estão muito pulverizados", já que são feitos em apenas uma emissora de São Paulo e outra em Porto Alegre, e não em várias.


O presidente da Abert discorda. Segundo ele, "os testes têm caminhado muito bem e a migração traz um salto de qualidade impressionante". O que falta, para o executivo, e está causando a maior dificuldade para as rádios, é "a definição por parte do governo".

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Anastaciano é assassinado após desentendimento no Distrito Águas de Miranda

2
Anastácio

Homem assassinado em Águas do Miranda trabalhava para dar melhores condições à filha

3
Aquidauana

Durante operação, PM leva 25 pessoas para a delegacia em Aquidauana e região

4
Aquidauana

Vítima de acidente fatal em Sidrolândia era cabo do Exército em Aquidauana

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
3,40m
Miranda
4,16m
Aquidauana
3,06m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Fico...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

A IMPORTÂNCIA DO SER PROFESSOR: O ATO E O FATO.

Robinson L Araujo

UMA HERANÇA ESTABELECIDA POR DEUS

Ver Mais Colunas
498110539
SERIEMA FIXO 1260