A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
14 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8500
Tecnologia

GPS ganha função de folha de ponto

31 AGO 2007 - 10h24min
magnet

O sistema GPS embutido em um telefone pode ser o fator decisivo para a demissão de um funcionário de uma escola em Nova York, após dados mostrarem seus hábitos de sair do trabalho horas antes do combinado.


John Halpin, de 21 anos, é um carpinteiro supervisor que recebe US$ 300 ao dia por seu trabalho em tempo integral. Entretanto, com ajuda do sistema de rastreamento de seu celular, a escola descobriu que entre o período de 2 de março a 9 de agosto de 2006, Halpin teria saído mais cedo do trabalho 83 vezes, chegando à diferença de mais de três horas do horário exigido.


O telefone delator era de propriedade do município e suas capacidades GPS teriam sido ativadas após a folha de ponto de Halpin levantar suspeitas. O caso levanta preocupações, pois abre precedentes para a quebra de privacidade: o supervisor não teria sido informado que o recurso de rastreamento poderia ser ligado.


Ao contrário de muitos outros colegas, que se recusam a aceitar o telefone da prefeitura, Halpin teria aceitado a oferta por gostar das funções de seu aparelho. O acusado questionou a credibilidade dos dados, mesmo que estes também mostrem que em diversas ocasiões ele tenha começado a trabalhar horas antes do previsto.


A juíza Tynia Richard, que recomendou a demissão de John Halpin, afirmou que o funcionário não precisaria ter sido alertado da possibilidade de rastreamento, já que o departamento de educação não deve notificar qualquer método possível para avaliar a conduta de seus empregados.


Halpin foi afastado e aguarda para saber se a recomendação da juíza será seguida ou não. O caso foi noticiado nos sites New York Post e TG Daily.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Encontrado o corpo do trabalhador que desapareceu no rio Negro

2
Policial

PRF apreende 27,5 quilos de cocaína no banco traseiro de veículo em Anastácio

3
Aquidauana

Helicóptero leva bombeiros, peritos e policiais para buscar corpo de pedreiro

4
Policial

Trabalhador cai no rio Negro durante pescaria e desaparece; bombeiros preparam resgate

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Valdemir Gomes

Numa...

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas
498110529