A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
11 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8500
Tecnologia

Hackers controlam PCs sem que usuários percebam

24 SET 2007 - 10h24min
reuters

Algumas semanas atrás, o computador do escritório de Candace Locklear começou silenciosamente a enviar dezenas de mensagens instantâneas contendo fotos contaminadas com software nocivo. Ela estava sentada à sua mesa, e não havia sinal de que o software de mensagens instantâneas estivesse ativo. Quando ela enfim percebeu o que estava acontecendo, diversos amigos e colegas haviam aberto as mensagens e infectado seus computadores.


Um técnico precisou de oito horas para limpar a máquina. Mas porque o software nocivo funcionou de maneira tão sigilosa, ela ainda não está convencida de que todos os problemas tenham sido resolvidos. "Eu gostaria de imaginar que acabou. Mas não tenho certeza", disse Locklear, 40, que trabalha em relações públicas em San Francisco. "É isso que é frustrante."


Os especialistas em segurança estimam que dezenas de milhões de computadores pessoais estejam infectados com programas nocivos como o que atacou a máquina de Locklear. Esses programas, em geral conhecidos como malware, atacam tanto empresas quanto consumidores. Alguns deles registram as ações do teclado, gravando tudo que os usuários digitam e enviando informações valiosas sobre contas bancárias, senhas e números de cartão de crédito a hackers.


Em julho, hackers usaram esse tipo de software para obter senhas de bancos de dados usados pelo Departamento de Transportes do governo norte-americano e por empresas como a Booz Allen, Hewlett-Packard e a produtora de equipamentos para redes de satélites Hughes Network Systems, segundo a Prevx, uma produtora britânica de software de segurança para a Internet.


E outros programas nocivos transformam computadores em "zumbis", literalmente dando ao hacker controle sobre a máquina. Os zumbis podem ser instruídos a operar como servidores, enviando dezenas de milhares de spams que promovem falsos medicamentos, relógios de luxo ou ações de baixíssimo preço, sem que o proprietário da máquina nem desconfie.


Os especialistas em segurança dizem que, embora empresas e consumidores precisem se manter vigilantes para se proteger contra ameaças vindas da Internet, é difícil derrotar os criminosos mais decididos.

Veja também

Mais Lidas

1
Entrevistas

Aquidauanense é convidada para programa da Rede Globo

2
Aquidauana

Homem pede ajuda para encontrar irmã após dormir no Cemitério

3
Aquidauana

Ventania derruba galhos de árvores e causa prejuízos no centro de Aquidauana

4
Aquidauana

Coronel Bogoni deixa Batalhão de Aquidauana para assumir cargo na Capital

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Abri...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DAR, RECEBER E RETRIBUIR

Robinson L Araujo

JESUS, SACERDOTE FIEL!

Ver Mais Colunas
498110656
SERIEMA 1260