A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
05 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Tecnologia

Japão desenvolve nova Internet mais rápida e confiável

24 AGO 2007 - 10h05min
terra

O Ministro de Assuntos Internet e Comunicações do Japão, Yoshihide Suga, disse na última sexta-feira que o país está em processo de pesquisa e desenvolvimento para criar uma nova geração de redes de computadores. O objetivo seria substituir a Internet atual. O governo japonês espera que a "nova Internet" esteja disponível comercialmente até 2020.


De acordo com a agência de notícias japonesa Kyodo News, espera-se que a "nova Internet" transfira dados muito mais rapidamente e de forma mais confiável. Além disso, estão previstas tecnologias para deixá-la mais resistente a ataques de vírus e hackers. Estão previstos também modos de redundância para contornar problemas de acessibilidade e negação de serviço, impedindo "apagões" como ocorreu recentemente no leste europeu.


Suga esteve no Brasil na semana passada promovendo, em conjunto com o Ministro das Comunicações do Brasil, Hélio Costa, o novo padrão de TV Digital adotado pelo governo brasileiro. Em entrevista a repórteres locais, Suga falou sobre a TV Digital e aproveitou para revelar os planos da "nova Internet".


Para o ministro japonês, a iniciativa é uma resposta aos desafios que a Internet vai apresentar no próximo século, o que inclui a necessidade de mais largura de banda, segurança a toda prova e uma rede muito mais estável. O ministro japonês seguiu viagem pelo Chile, Argentina e Haiti, que também consideram usar o sistema de televisão japonês.


Segundo o site do jornal The Japan Times, Suga afirmou ainda que seu ministério vai prever um orçamento de 7,8 bilhões de ienes (US$ 67,65 milhões) para o projeto "nova Internet" no ano fiscal de 2008. O site britânico PC Pro complementa informando que, além das vastas somas em dinheiro, o governo procurará fechar acordos e convênios com grandes empresas e universidades para desenvolver e promover a tecnologia.


A nova rede colocará o Japão na vanguarda da inovação para a Internet, um posto que Suga acredita ser crucial para elevar a competitividade do Japão no mercado global. O país já concentra esforços para criar o que chamam de "e-Japão", uma rede nacional de comunicações que conectaria todo e qualquer dispositivo existente no país, desde telefones celulares até contêineres de transporte, com chips RFID.


A idéia de "reformar" a Internet ressurge de tempos em tempos. Ainda em agosto a Câmara dos Lordes do Reino Unido considerou seriamente reescrever toda a tecnologia da grande rede. O colunista de tecnologia Michael Dockery (michaeldockery.com) foi irônico ao comentar o anúncio de Suga: "Se depender dos exemplos de tecnologia japonesa que já temos, (a nova Internet) deverá ser muito, muito miniaturizada e estará disponível em inúmeras cores bonitinhas".

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Com eleições agendadas para novembro, conheça cinco pré-candidatos à Prefeitura de Aquidauana

2
Aquidauana

Investigado, juiz que atuou Aquidauana recebeu mais de R$ 19 milhões não declarados

3
Policial

Homem morre em hospital após queda de bicicleta

4
Economia

Nascidos em novembro e dezembro recebem parcela do auxílio emergencial neste sábado

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min18 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,49m
Miranda
2,97m
Paraguai
1,93m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O SONHO ACORDADO É QUE É A REALIDADE"

Robinson L Araujo

A VIVÊNCIA FAMILIAR EM TEMPOS DE QUARENTENA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Associações e Sindicatos

Associação Comercial e Industrial de Aquidauana

Rua Estevão Alves Corrêa, 195 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2854
Médicos

Flávio Pereira - Ginecologista

Rua 7 de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 3665
Farmácias e Drogarias

Drogaria Progresso

Rua João Leite Ribeiro, 345 c Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-0643
Ver Mais