A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8500
Tecnologia

Jovens do Brasil são os que mais têm amigos virtuais, diz pesquisa

26 JUL 2007 - 08h19min
terra

Uma pesquisa realizada em 16 países indica que os jovens entre 14 e 24 anos no Brasil são os que têm o maior número de "amigos virtuais" (pessoas com as quais se relacionam apenas pela Internet): 46, para uma média global de 20.


O levantamento, realizado pela MTV Networks (que inclui os canais de televisão MTV e Nickelodeon) e pela Microsoft, avaliou o papel que a tecnologia tem na vida de 18 mil jovens de oito a 24 anos.


Na pesquisa, foram ouvidos jovens que têm acesso fácil à Internet, telefones celulares e pelo menos dois outros aparelhos eletrônicos.


O estudo aponta que os jovens têm, na média global, 94 contatos guardados no celular, 78 na lista em programas de mensagem instântanea e 86 em sites de relacionamento como o Orkut.


Os outros 15 países pesquisados foram Grã-Bretanha, Alemanha, Holanda, Itália, Suécia, Dinamarca, Polônia, Estados Unidos, Canadá, México, China, Índia, Japão, Austrália e Nova Zelândia.


Paixão pelas engenhocas
Além de se destacar pelo número de amigos na Internet, os jovens brasileiros também fazem parte de um grupo pequeno que adora as novidades tecnológicas.


Embora os jovens de todo o mundo tenham mostrado que usam celulares e a Internet com grande freqüência, apenas 20% deles (principalmente brasileiros, chineses e indianos) disseram que "amam" tecnologia.


"Os jovens não vêem 'tecnologia' como algo independente, é parte de suas vidas", diz Andrew Davidson, vice-presidente da VBS International Insight, uma divisão da MTV Networks encarregada de fazer pesquisas. "Eles não gostam de mandar torpedos ou e-mails por si só, o que eles gostam é de se comunicar com seus amigos o tempo todo."


Na média global, 85% dos ouvidos entre oito e 14 anos disseram que o que mais gostam de fazer é ver televisão. Em segundo lugar, apareceu ouvir música (70%).


Para os jovens de 14 a 24 anos, a preferência é por ouvir música (70%), e por ver televisão ou sair com amigos (65%).


Cultura local
A pesquisa também descobriu que jovens de diferentes países utilizam a tecnologia de forma diferente.


Em países como Brasil e a Austrália, com uma forte cultura de vida ao ar livre, os jovens usam mais o celular para paquerar, marcar encontros e tirar fotos de seus amigos, enquanto os jovens do norte da Europa têm uma abordagem mais prática da tecnologia.


A China foi o único país pesquisado em que as crianças entre oito e 14 anos preferem acessar a Internet a ver televisão. Segundo o estudo, isso tem a ver com as características da sociedade do país: a China tem um uso mais baixo de celular entre os jovens, um mercado de mídia impressa menos evoluído e famílias com mais filhos únicos.


Em compensação, no Japão, os jovens preferem se relacionar mais com o celular do que pela Internet, o que seria um reflexo da vida em casas pequenas, em que eles têm menos privacidade para usar o computador.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

No 'adeus' ao ex-presidente da OAB, família e amigos demonstram revolta com homicídio

2
Aquidauana

Jovem sai para ir ao banco e desaparece em Aquidauana

3
Anastácio

Dentes de ex-presidente da OAB estariam quebrados; laudo da morte sai em 7 dias

4
Aquidauana

Família procura por adolescente de 14 anos sumida há 2 dias em Aquidauana

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,11m
Miranda
7,09m
Paraguai
1,86m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: ANTES QUE TERMINE O DIA...

Manoel Afonso

Odilon lidera, André o mais rejeitado

Robinson L Araujo

TENDO UM SONO RESTAURADOR

Ver Mais Colunas
498110506