A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Tecnologia

-Nerd- ganha fama ao dividir fotos com celebridades

3 SET 2007 - 15h15min
terra

A galeria de fotos que ocupa um dos corredores da sede do Google, em Mountain View, está ocupada pelos rostos de celebridades que visitaram a empresa: Mikhail Gorbatchev, Bill Clinton, o Dalai Lama, Muhammad Ali, Jane Fonda. E em cada uma das mais de cem fotos, há um outro rosto presente: o de Tan Chade-Meng, um nerd sorridente cujo rosto só é conhecido entre seus amigos.


Tan, 37, é um dos engenheiros do Google, e sua energia, a excentricidade de seu local de trabalho e a corrente constante de visitantes famosos à sede da empresa fizeram dele o Zelig da casa.


Os visitantes muitas vezes vêm à sede para obter um vislumbre antecipado do futuro, e talvez alguma dica que possam inserir em conversas posteriores para dar a entender que desfrutam de intelecto privilegiado - "quando fui ao Google, um dia desses..." Mas eles também desfrutam de um momento em companhia de Tan, que por sua vez obtém mais uma foto para sua crescente galeria.


No começo, Tan tinha de se esforçar para obter fotos. Certo dia, em 2003, ele viu diversos carros de polícia estacionados diante da sede do Google, e homens musculosos de terno escuro e óculos de sol patrulhando os corredores, e seu interesse foi despertado. Tan correu para o saguão e "esperei que alguém famoso aparecesse", conta. O visitante era Jimmy Carter. A foto resultante, e uma segunda, que o mostrava em companhia de Al Gore, terminaram exibidas na parede externa de seu escritório.


Não demorou para que celebridade alguma pudesse visitar o Google sem uma "foto Meng". Os visitantes todos ouvem: "Onde está o Meng? Vocês precisam tirar uma foto com ele".


Tan, sua galeria de fotos e o apoio da empresa ao seu pequeno projeto pessoal, diz Eric Schmidt, o presidente-executivo do Google, "representam muito do que a empresa tem de bom e de divertido".


No Google, Tan é conhecido como um dos melhores engenheiros da casa. Mas também é famoso por seu humor lacônico e por suas contribuições regulares aos fóruns de humor que a empresa mantém. O cargo que ele ostenta em seu cartão de visitas é o de "ele é um bom companheiro (e ninguém pode negar)". Tan afirma que "nas horas vagas, faço engenharia".


Ele recebe informações por e-mail ou telefone sobre as visitas de famosos. Nenhum deles recusou seu pedido de uma foto, até agora. O grupo é eclético: Colin Powell, o ativista hippy Wavy Gravy, John McCain, Hillary Clinton, Gwyneth Paltrow, Robin Williams, Tom Brokaw, George Soros e James D. Watson, o co-descobrir da estrutura do ADN, já posaram com ele.


Os convidados parecem se divertir com a idéia. Alguns, como Bill Clinton e o humorista Chris Rock, foram ao pequeno escritório de Tan para seu momento de glória. Há quem pose com o braço sobre o ombro de Tan, e ele e Ken Thompson, criador do sistema operacional Unix, posaram juntos tendo nas mãos flamingos de plástico rosa. (As fotos podem ser vistas em http://picasaweb.google.com/chademeng).


Tan não liga muito para técnica fotográfica. Usa uma câmera digital barata, diz, e as fotos são tiradas "por qualquer um que esteja por perto". Larry Page, o multimilionário fundador do Google, tirou alguns dos retratos.


Tan, usualmente vestindo camiseta ou abrigo com o logotipo do Google, exibe um sorriso largo e dentuço à câmera, que alguns colegas definem como sua "cara de Pernalonga". Seu contato ocasional com a fama aparentemente não lhe subiu à cabeça. "Sou só um cara que trabalha no Google", disse.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Raio queima transformador da Sanesul e Aquidauana fica sem água até 20h deste domingo

2
Aquidauana

Motorista embriagado freia bruscamente após sinal da Polícia e quase causa acidente

3
Aquidauana

Homem ameaça esfaquear ex-companheira em bar do Nova Aquidauana

4
Aquidauana

Sanesul realiza troca de transformador e abastecimento será gradativo

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas
498110810