A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de junho de 2018
Anuncie Aqui
8498
Tecnologia

Pesquisadores desenvolvem tela LCD auto-ajustável

9 AGO 2007 - 09h34min
terra

Cientistas da Universidade Nacional Chiao Tung, de Taiwan, na China, desenvolveram uma técnica para telas de computador em cristal líquido capaz de reconhecer a posição do usuário e automaticamente se ajustar para prover melhores imagens, de acordo com a NewScientist.


O invento pode ser a solução para as freqüentes distorções de imagens em monitores LCD, existentes quando se olha a tela em determinados ângulos. A solução, contudo, se aplica apenas aos casos em que um único usuário estiver frente à tela.


Wayne Cheng, um dos dois desenvolvedores da tecnologia, explicou que o ângulo de visão é um problema inerente e fundamental para o LCD por causa de seu princípio. O brilho de cada pixel em um LCD é controlado alterando o ângulo dos cristais líquidos armazenados entre dois elementos polarizadores. Cheng comparou os cristais a pequenas válvulas, que variam a quantidade de luz que pode passar por elas.


Assim, se um ângulo diferente é utilizado, como por exemplo, uma visualização lateral, o ângulo destes cristais pode ser alterado, o que reduz o brilho e contraste de cada pixel e também pode distorcer a claridade e as cores da imagem.


Com uma mini-câmera conectada a um laptop e um software que localiza a cabeça do usuário, Cheng e seu colega Chih-Nan Wu conseguiram controlar os diodos emissores de luz e os cristais líquidos para oferecerem a melhor imagem.


O próximo passo já em desenvolvimento é o uso de um sensor infravermelho, mais simples do que a câmera, capaz de rastrear o usuário de acordo com a posição de seus olhos. A escolha do sensor é que este seria mais barato e mais fácil de incorporar em dispositivos portáteis.


Usuários do setor médico que utilizam o LCD para visualização de Raio-X e outros scans, por exemplo, podem ser os primeiros a se beneficiar da idéia.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Traficante grávida engole droga ao ver polícia e passa mal em Aquidauana

2
Aquidauana

Primeira mulher comandante de Bombeiros Militar se despede, emocionada, da função

3
Policial

Garçom dá soco em cliente e caso termina na delegacia

4
Anastácio

Famílias desabrigadas do Cristo Rei fazem reivindicações em Centro Comunitário

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
5,23m
Miranda
3,31m
Aquidauana
2,89m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Só...

Robinson L Araujo

A IMPORTÂNCIA EM CONHECER A PALAVRA DE DEUS

Raquel Anderson

Calada noite

Ver Mais Colunas
498110645