A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de outubro de 2018
Anuncie Aqui
8498
Tecnologia

Site de buscas da Wikipedia entra no ar em dezembro

3 SET 2007 - 10h07min
terra

O Wikia Search, novo site de buscas da Internet que está sendo preparado há meses pelo fundador da enciclopédia online Wikipedia, Jimmy Wales, será lançado definitivamente em dezembro, informa hoje o jornal The Times. Segundo Wales, o Wikia competirá em menos de três anos com os principais sites de buscas da Internet, como o Google e o Yahoo!.


Ao contrário dos algoritmos usados pelos sites atuais para classificar as páginas da Internet, que estabelecem uma ordem de prioridade de resultados segundo a freqüência dos links, o Wikia se baseará nas opiniões dos usuários para ordenar os resultados de uma busca.


Wales afirma que os seres humanos são melhores que os computadores para dar uma "opinião editorial" sobre que sites são mais relevantes para uma determinada busca. "Uma das tarefas básicas de um site de buscas é tomar uma decisão: 'Esta página é boa, esta página é um lixo'. Sabe-se que os computadores são ruins para opinar sobre isso, de modo que a busca algorítmica tem que ser feita de forma indireta", explica Wales, presidente emérito da Fundação Wikipedia.


Segundo ele, a chave está em construir uma comunidade de usuários de confiança que avaliem as páginas, já que "saber se uma página é boa só leva um segundo". O Wikia Search, ao contrário do Wikipedia (enciclopédia gratuita sem fins lucrativos com 8,2 milhões de entradas), tem como objetivo obter receita vendendo publicidade que aparecerá nas páginas de resultados.


Por enquanto, Wales recebeu apoio financeiro da Omidyar Network, organização criada por Pierre Omidyar, fundador do site de leilões eBay. Segundo Wales, os usuários não se negarão a apoiar um projeto que busca lucro, porque é "divertido compartilhar conhecimentos" e porque vão querer reduzir o poder dos gigantes Google e Yahoo!.

Veja também

Mais Lidas

1
Nota de Falecimento

Dono de tradicional sapataria de Aquidauana falece neste sábado

2
Aquidauana

Rapaz de 25 anos acelera Uno em cruzamento com sinal fechado e colide em moto

3
Policial

Jovem de 20 anos é preso depois de empinar moto em Anastácio

4
Aquidauana

Ladrão invade casa e leva várias roupas, mesa, sabão em pó e botijão de gás

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,96m
Miranda
5,66m
Aquidauana
2,93m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

De...

Robinson L Araujo

INDEPENDENTE DA SITUAÇÃO VIVIDA, ELE NOS ABRAÇOU!

Chico Castro

E AGORA JOSÉ?

Ver Mais Colunas
498110572