A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de junho de 2018
Anuncie Aqui
8494
Tecnologia

Terceiro maior fabricante de PCs venderá laptops com Linux

6 AGO 2007 - 14h12min
reuters

O Lenovo Group Ltd., terceiro maior fabricante de computadores pessoais do mundo, disse nesta segunda-feira que começará a vender laptops com o software Linux, da Novell Inc., pré-instalado em vez do sistema operacional Windows, da Microsoft Corp.''s .
Os laptops começarão a ser vendidos no quarto trimestre deste ano e estarão disponíveis tanto para os clientes corporativos do Lenovo quanto para os consumidores comuns.


O Lenovo anunciou seus planos no início da LinuxWorld, conferência anual de informação tecnológica realizada esta semana em San Franciso, Califórnia, nos Estados Unidos.


O sistema operacional Linux é um dos programas de maior crescimento do tipo para servidores e outros computadores de negócios na última década. No ano passado, a Microsoft iniciou uma parceria com a Novell que incluía o desenvolvimento conjunto de softwares para servidores. A Microsoft também vende produtos Novell e as duas empresas concordaram em fornecer proteção de patentes para seus respectivos clientes.


Os fabricantes de computadores apresentam certa resistência em adotar o Linux, mas essa postura está começando a mudar.


Em maio, a Dell Inc., segunda maior produtora mundial de PCs, começou a vencer três modelos para consumidores norte-americanos com uma outra versão do Linux pré-instalada, chamada Ubuntu.


A companhia adotou o programa depois que seu CEO, Michael Dell, pediu aos consumidores que enviassem sugestões de novos produtos ao site da empresa. Computadores com Linux foram os mais pedidos.


O fundador da Ubuntu, Mark Shuttleworth, que também administra a empresa privada Canonical Inc., que vende contratos de serviços para manter os softwares Ubuntu, disse numa entrevista mês passado que espera o crescimento do uso de Linux pela Dell.


Ele também disse que está negociando com outros grandes produtores de PCs que desejam vender equipamentos com Ubuntu pré-instalado.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Veículos batem de frente em Miranda, pegam fogo e dois homens morrem

2
Policial

Homem sofre tentativa de homicídio no Terminal Rodoviário de Aquidauana

3
Aquidauana

Vítima de facada no Terminal Rodoviário continua no hospital sem previsão de alta

4
Policial

Ao ver PM, foragido tenta se esconder em sombra atrás de árvore

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
5,23m
Miranda
3,68m
Aquidauana
2,92m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

De...

Robinson L Araujo

A IMPORTÂNCIA EM CONHECER A PALAVRA DE DEUS

Raquel Anderson

Calada noite

Ver Mais Colunas
498110611