A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
10 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8492
Tecnologia

Web 2.0 é grande inovação não planejada, diz especialista

7 AGO 2007 - 10h53min
la vanguardia

A rede mundial de informações deixou de ser um conjunto de páginas da web nas quais os usuários consultam informações e trocam mensagens. As pessoas tomaram as rédeas do cavalo digital e agora o estão conduzindo, sem rumo fixo, pelo caminho que elas mesma determina. Trata-se daquilo que veio a ser denominado Web 2.0, uma mudança de paradigma derivada de um novo ambiente tecnológico e social, "a primeira grande inovação que não foi planejada", de acordo com Antonio Fumero, engenheiro de telecomunicações e especialista em Internet espanhol.


Web 2.0 ¿ um termo inventado pela O'Reilly Media a que muitos rejeitam porque lhes parece pouco rigoroso mas ainda assim terminou ganhando aceitação - serve como nome à transformação por que a rede vem passando desde 2004. Foi então que começaram a surgir, ou a se popularizar, recursos e ferramentas concebidos para que usuários montassem páginas próprias, gerassem e compartilhassem informações e colaborassem online. Essas ferramentas permitem que a pessoa seja mais presente, participe de forma mais ativa e seja a responsável por aquilo que se encontra ao percorrer as estradas da informação. Os exemplos mais claros e mais conhecidos são a Wikipédia ¿ enciclopédia colaborativa online -, o site de vídeo YouTube, o site de fotografia Flickr.com ou a Meneame.net, que permite a usuários votar sobre o conteúdo apresentado, aprovando ou reprovando o material.


O poder das novas plataformas digitais é notável. A Wikipédia é o sexto site de Internet mais visitado do mundo, de acordo com dados da consultoria comScore; o mundo virtual Second Life tem cerca de nove milhões de usuários registrados; e o site de redes sociais MySpace conseguiu superar o meio milhão de inscritos nos dois meses em que sua versão em espanhol está em operação; além disso, o número de blogs em atividade supera os 70 milhões em todo o mundo. "Em termos metafóricos, poderíamos descrever a situação da seguinte forma: depois do estouro da bolha da tecnologia no final do século passado, por entre os cadáveres de uma multidão de empresários, consultores e executivos ¿ que se deixaram fascinar, então pelas possibilidades de uma rede de redes -, e sustentada por infra-estrutura técnica então desenvolvida, está surgindo uma nova geração de usuários superpoderosos¿, escreveu Antonio Fumero no livro "Web 2.0".


O surgimento desses usuários superpoderosos a que Fumero se refere tem dupla explicação. Por um lado, a geração denominada pelo escritor e especialista em didática da informação Mark Prensky como "nativos digitais" está agora se incorporando ao mundo profissional da rede. Como explica o psicólogo Jaume Almenara, se trata de uma geração nascida já sob um novo paradigma, o da imagem e da sociedade da informação.


Almenara sustenta que, como ocorreu com o surgimento da palavra impressa século 15, a Internet e as novas tecnologias de comunicação e informação pressupõem um paradigma social.


"As pessoas que nascem sob o novo paradigma se adaptam melhor a ele; as que vivem um momento de ruptura têm mais dificuldades para participar", disse. Os jovens são, assim, o propulsor essencial de sites como o da last.fm. A simplificação da tecnologia é o outro propulsor da Web 2.0 e o objetivo dominante das pessoas que estão promovendo essa mudança. A participação ativa por meio da Internet estava antes reservada a usuários avançados e pesquisadores, como aqueles que, nas palavras de Fumero, "configuraram as primeiras comunidades de software livre".


Mas agora, com uma infinidade de páginas simples de usar e de interfaces atraentes e de fácil utilização, a rede se democratizou tanto em termos de acesso quanto de criação de conteúdo. A tecnologia que permitiu esse passo se chama Ajax (Asynchronous Javascript And XML), um sistema de desenvolvimento de sites que permite modificar as informações de uma página sem que seja preciso recarregá-la completamente, agilizando a interação com o usuário, explica a Internality, uma empresa de pesquisa digital.


Na realidade, a tecnologia Ajax não é novidade. Ela representa, em essência, uma combinação criativa de tecnologias conhecidas há bastante tempo pelos profissionais especializados, que permite agilizar as interações entre o browser e os usuários, segundo Fumero. Além disso, "os sistemas de gestão de conteúdo representam a conexão essencial das plataformas de serviços editoriais e de colaboração que se baseiam em blogs e wikis", ele acrescenta.


Por trás da simplicidade dessa ferramenta de tecnologia da informação, se escondem sistemas tecnológicos complexos. Longe de ser um caminho fechado, com começo e fim, a Web 2.0 continua evoluindo, e tanto Fumero quanto Fernando Sáez Vaca ¿ o guru da era digital na Espanha - a consideram como processo emergente. O destino ao qual poderá chegar dependerá essencialmente da vontade dos usuários.


Nesse sentido os autores definem a Web 2.0 como "a promessa de uma visão realizada": a rede convertida em espaço social, influenciada por todos os agentes sociais, e por isso transformada em fenômeno capaz de sustentar e formar parte de uma verdadeira sociedade da informação, comunicação e conhecimento.


Diante de um movimento de usuários superpoderosos que controlam a Internet, e decidem de fato o que se passa no mundo de digital, surgem as vozes que se perguntam se os usuários não passarão a desejar fazer o mesmo no mundo físico, protagonizando uma revolução que vá bastante além dos computadores e transforme os usuários superpoderosos em cidadãos superpoderosos.

Veja também

Mais Lidas

1
Gente

Reforma de Variant de manicure será transmitida no Caldeirão do Huck deste sábado

2
Aquidauana

Homem perde controle de veículo e causa acidente na Avenida Pantaneta

3
Aquidauana

Grupo bebe engradado de cerveja em lanchonete do Bairro Alto e foge sem pagar

4
Aquidauana

Homem é agredido por duas pessoas em bar da Avenida Pantaneta

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,20m
Miranda
7,31m
Paraguai
1,82m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: HISTÓRIAS FEITAS DE GENTES E D...

Valdemir Gomes

Re...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Estudo de caso

Ver Mais Colunas
498110516