A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de Agosto de 2017
Anuncie Aqui
8463

Prefeitura de Coxim recebe Selo Amigo da Criança e do Adolescente em evento do TJMS

29 SET 2016 - 11h38min
Da Redação - Com informações assessoria
O II Encontro Internacional de Família Acolhedora de MS foi realizado no início do mês de Setembro pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul com objetivo de divulgar, incentivar e aprofundar discussões sobre o programa Família Acolhedora.
 
O objetivo deste segundo encontro é aprofundar a discussão sobre as famílias acolhedoras nos municípios e em toda a rede de proteção da criança e do adolescente como alternativas do não acolhimento institucional em abrigos. 
 
Na abertura, o Corregedor-Geral de Justiça, Des. Julizar Barbosa Trindade, recepcionou os participantes do evento e lembrou que, por muito tempo, a criança e o adolescente foram esquecidos na formação da sociedade, porém a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente os colocaram como prioridade absoluta.
 
"Um marco da mudança das lentes utilizadas pela legislação brasileira para enxergar a infância. É a partir desse marco que se passou a olhar para a criança como pessoa em especial condição de desenvolvimento, digna de receber proteção integral e de ter garantido seu melhor interesse. E, entre os direitos da criança e do adolescente, está o de ser acolhido preferencialmente em instituição familiar. Desta previsão surgiu o instituto da Família Acolhedora, em substituição às entidades de acolhimento", discursou.
 
Houve também a entrega do Selo Amigo da Criança e do Adolescente, uma honraria criada pela CIJ para homenagear pessoas físicas, jurídicas e entidades por relevantes serviços prestados, além de ações e projetos desenvolvidos em prol da criança e do adolescente.
 
O município de Coxim esteve foi agraciado com a honraria. A Secretária senhora Mônica Moura Costa Cotini  recebeu, em nome da Prefeitura Municipal de Coxim,  o Selo Amigo da Criança e do Adolescente.
 
Participaram do encontro administrações municipais, os magistrados, os promotores, os defensores, os delegados, os advogados, os técnicos da rede de proteção da infância e a sociedade civil em geral. 
 
O evento ocorreu nos Plenários do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (Av. Mato Grosso, S/N - Bloco 13 - Parque dos Poderes - Campo Grande/MS), nos dias 01 e 02 de setembro/2016.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Morador flagra ladrão dentro da garagem de casa

2
Geral

Três pessoas ficam feridas depois de carro sair da pista na rodovia BR-262

3
Geral

Rua cheia de buracos é alvo de protestos de moradores depois da volta da chuva

4
Aquidauana

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece uma vaga de emprego

Vídeos

Indígenas fecham BR-262, acesso a Taunay

3º Desafio Mountain Bike - Piraputanga MS

18 Festival de Inverno de Bonito

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,30m
Miranda
2,12m
Paraguai
4,24m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

Imposto Territorial Rural de 2017: muda o ano, os probl...

Valdemir Gomes

Tamanduá...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Aquidauana...quais caminhos percorrerá?

Ver Mais Colunas
481710656