A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de setembro de 2019
Anuncie Aqui
8830-->
Turismo

40 municípios de MS participam de treinamento do novo Sistema de Classificação Turística

2 SET 2019 - 17h15min
Portal do MS

Na última semana se agosto, em que o Ministério do Turismo apresentou o atual Mapa do Turismo Brasileiro, a Fundação de Turismo de MS convidou os gestores de turismo dos 79 municípios do estado para o lançamento da Ficha do Produto Turístico e para a apresentação da 4ª fase do Programa de Classificação Turística dos Municípios de Mato Grosso do Sul. A reunião aconteceu na sexta-feira (30), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

Na ocasião foi apresentado o novo Sistema de Classificação Turística online e, segundo o diretor de Desenvolvimento do Turismo e Mercado da Fundtur-MS, Geancarlo Merigui, todos os 79 municípios do estado podem utilizar a ferramenta. 

“O Sistema de Classificação Turística faz parte o Programa de Classificação e foi alinhado com o Mapa do Turismo Brasileiro. Portanto, o município que participar desse sistema, estando ele em qualquer fase da classificação turística (semear, nascer, frutificar ou colher) terá oportunidade de ter uma visão geral de seu desenvolvimento e, então, a possibilidade de se ajustar para a próxima atualização do mapa, que será feita em 2021”, explica.

Mapa do Turismo Brasileiro

O Ministério do Turismo divulgou no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. O mapa é um instrumento fundamental para que o MTur e os órgãos estaduais do turismo possam direcionar ações que desenvolvam o setor e para que haja mais eficiência na distribuição dos recursos.

Em Mato Grosso do Sul são 42 os municípios inseridos no mapa divulgado pelo MTur. Para Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, este é um bom resultado. “Mato Grosso do Sul tem hoje 42 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro e, na nossa avaliação, é um resultado positivo mesmo com a diminuição em relação a 2017.  Os municípios que não atenderam aos critérios do Ministério do Turismo e não estão presentes este ano, nos sinalizam que ainda não estão prontos para compor o Mapa ou que necessitam de melhor organização para atender os critérios obrigatórios. A estratégia é trabalharmos, com foco, os destinos que realmente têm condições de oferecer produtos turísticos e não pulverizar ações. Assim teremos mais resultados e um mapa turístico real do estado”.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Aquidauanense mata filho de 2 anos afogado para se vingar da ex e acaba preso na Capital

2
Aquidauana

Em velório, bisavó de Miguel diz que ele era pura doçura e muito brincalhão

3
Policial

Avô do menino 2 anos afogado pelo pai atraía crianças com doces e foi preso em flagrante por estupros

4
Aquidauana

Mulher causa confusão, é presa pela PM e danifica viatura em Aquidauana

Vídeos

Celebração de casamento é marcada por cerimônia tradicional de cultura africana

Mulheres tentam entrar em presídio de Dois Irmãos do Buriti com celulares dentro de TVs

Com dedicação e disciplina, Marcos Henrique conquista 1º contrato profissional

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max35

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max35

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,23m
Miranda
1,82m
Paraguai
2,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Fausto Matogrosso

NACIONALISMO, CLIMA E FUTURO

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: O QUE TEMOS A COMEMORAR EM MAIS ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Exercito Brasileiro - 9º Batalhão de Engenharia e Combate - 9º BEComb

Rua Duque de Caxias, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1600
Restaurantes

Churrascaria e lanchonete Laçador II

Pedroso Alagues, s/n BR 262 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 0300
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Auto eletrica e peças Globo

Teodoro Rondon, 347 - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
508110692