A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
12 de novembro de 2019
Anuncie Aqui
9194-->
Aquidauana

Acadêmicos do Curso de Turismo realizam ação com deficientes visuais em aula

8 NOV 2019 - 09h50min
Assessoria

Acadêmicos do Curso de Turismo (CPAQ/UFMS), vinculados à disciplina de Tópicos Especiais em Turismo II, realizaram aula de campo no dia 05/11 no atrativo turístico e cultural “Noite Pantaneira”, na Pousada Pioneiro Turismo, localizada no município de Miranda/MS, juntamente com um grupo de deficientes visuais pertencentes ao Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florisvaldo Vargas (Campo Grande e Aquidauana).

A aula de campo compõe mais uma das intervenções do grupo junto ao público deficiente de um extenso cronograma de ações que compreende o projeto de extensão “Acessibilidade e Turismo: uma proposta de sensibilização e intervenção nos municípios de Aquidauana e Anastácio”, acerca das dificuldades e desafios encontrados para se garantir acessibilidade nos eixos que contemplam o lazer, a cultura e o Turismo. A aula também buscou demonstrar a postura ativa do grupo e o esforço profissional na busca de possíveis respostas e exemplos de mobilização social, frente aos problemas que assolam tais questões.

A Noite Pantaneira representa uma festa temática cultural com atrações regionais, apresentações artísticas, música ao vivo com violeiro e sanfoneiro e gastronomia de comitiva. Em uma noite é possível vivenciar e conhecer alguns elementos que compõem a lida do homem pantaneiro. A Noite confere um dos destacados atrativos turísticos da região que compreende o Pantanal de Mato Grosso do Sul e está concorrendo ao Prêmio Nacional do Turismo 2019 – categoria Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo, iniciativa do Ministério do Turismo.

De acordo com a docente Patrícia Zaczuk Bassinello, responsável pela disciplina e pelo projeto, o principal objetivo dessa aula foi possibilitar o direito ao acesso de pessoas com deficiência na atividade turística, permitindo, nesse processo, a integração e socialização entre eles e os turistas no atrativo em questão, observando as dificuldades e desafios vivenciados para serem melhorados e transformados no que tange à acessibilidade física e atitudinal, como também reconhecer a naturalidade em que a experiência dessa integração acontece de forma sensível e fluida, despertando novas posturas profissionais e humanas e, especialmente, a quebra de barreiras e pré-conceitos estabelecidos pela sociedade em geral.

A vice coordenadora do ISMAC, Telma Nantes, também destacou a importância dessa ação, que ainda é tímida no Estado, ao ressaltar a gratidão pela oportunidade dessa experiência para as pessoas com deficiência; o aprimoramento na formação dos profissionais e formandos em Turismo e para os empresários, que muitas vezes estão excluídos desse olhar.

Já para Cristina Moreira, proprietária do atrativo, a experiência desse encontro pode ser considerada um presente para as nossas vidas, pois traz a alegria, a sensibilidade da humanidade e também a visão de como nós empresários somos despreparados tecnicamente para receber as pessoas com algum tipo de deficiência.

As ações desenvolvidas vêm possibilitando uma amplitude positiva de impacto deste projeto, provocando novos interesses de experimentação de ações no âmbito dessas questões, como também a ampliação de redes de parcerias institucionais.

O projeto ainda conta com uma exposição fotográfica virtual (ainda em preparação) das ações realizadas, com recursos acessíveis. Será divulgado, posteriormente, nas mídias oficiais institucionais.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Polícia prende ladrões que aterrorizavam comerciantes do interior de MS

2
Aquidauana

Por “perturbação do sossego”, três são encaminhados à Delegacia

3
Casa do Trabalhador

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Aquidauana

Embriagado, homem bate na mulher com cinta e acaba preso pela PM

Vídeos

Assaltante que aterroriza Aquidauana realiza furtos em cidades vizinhas

Durante combate a incêndio, bombeiros resgatam jaguatirica ferida 1

Família perde tudo em incêndio que atingiu quatro casas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max33

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min21 max33

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,39m
Miranda
2,84m
Paraguai
1,05m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Pantanal...

Dr. Giuliano Máximo

Mais uma vez a prisão em 2º grau

Flavia Rohdt

Aldravia #12

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Auto eletrica e peças Globo

Teodoro Rondon, 347 - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Disk Mensagem

Sedução - Disk Mensagem e Cestas Café

Rua Augusto Mascarenhas, 625 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) - 3241-3304 / 3
Pesqueiros

Pousada Itajú - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9986-1334 www.pousadaitaju.com.br
Ver Mais
508110691