A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de janeiro de 2019
Anuncie Aqui
8486
Turismo

África do Sul: Sede da Copa do Mundo, Cidade do Cabo vale viagem

20 SET 2007 - 09h03min
folha on line

Adicione à lista de cidades que merecem ser visitadas por si só --como Paris, Londres, Nova York, Tóquio, Cidade do México, San Francisco, entre outras-- a Cidade do Cabo.


A mais turística das cidades sul-africanas toma facilmente uma semana do turista, que se desloca por ali com tranqüilidade incomparável à que se tem em outras cidades no mesmo país. Enquanto a cada passo em Johannesburgo e Durban o visitante é avisado dos perigos, na Cidade do Cabo, capital legislativa do país, os avisos persistem, mas em menos de um décimo da quantidade.


Não que não haja perigos --nem que as outras cidades sejam sinônimo de violência--, mas a sensação de segurança é definitivamente maior.


Enquanto no país inteiro a Copa do Mundo de 2010 é motivo de discussões sobre segurança e transporte, na Cidade do Cabo a briga é ambientalista: a organização Cepa (Cape Town Environmental Protection Association) entrou com dois pedidos na Justiça para paralisar as obras do novo estádio na cidade, que vai abrigar a final do campeonato, por questões ecológicas. Ambos foram negados, e o Comitê de Organização da Copa de 2010 garante que a construção está no prazo. Não que não haja brigas --nem que o transporte público, muito ruim, e a segurança não sejam problemas--, mas as discussões são menos inflamadas.


Em uma semana na cidade, o turista divide seu tempo entre atrações ligadas à natureza e aquelas ligadas à cultura. Há as praias, o jardim botânico e a montanha da Mesa. Há as vinícolas e até reservas naturais.


E há um punhado de bons museus e uma mesa repleta de influências distintas. Nas páginas seguintes, é abordado o lado urbano da cidade mais antiga da África do Sul.


Ferida
Uma vez lá, o turista há de notar que os sul-africanos ficam felizes ao ouvir que estão diante de um brasileiro. Alguns têm até certo prazer em trazer à pauta a semelhança entre a Cidade do Cabo e o Rio de Janeiro --ambas cidades ricas cultural e geograficamente. Diante das semelhanças, um sul-africano lança: a diferença é que os morros da Cidade do Cabo são tomados por parques, e os do Rio, por favelas. Não que não haja favelas ali --elas estão nas recônditas periferias.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

“Não me mata, porque eu tenho filhos”, disse merendeira

2
Aquidauana

Capataz planejou furto de 14 cabeças de gado de fazenda em Aquidauana

3
Policial

Polícia Civil apresenta “Palhaço Sabiá” nesta quarta-feira

4
Aquidauana

Abandonado na estação há quase 50 anos, mecânico ainda não sabe o paradeiro dos pais

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Robinson L Araujo

NÃO DESISTA!

Raquel Anderson

"Num tempo da delicadeza!"

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pesqueiro do Barbosa

Distrito de Camisão, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 96157369
Farmácias e Drogarias

Farmácia Princesa do Sul

Rua Marechal Mallet, 634 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3050
Pousadas

Pousada Carandá

Estrada da Margem Esquerda, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 321-5406 / 321- http://www.baraua.com.br/pousada_caranda.htm
Ver Mais
497810585