A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de outubro de 2018
Anuncie Aqui
8502
Turismo

Associação das agências de viagens estima que 625 mil turistas estão no Rio

26 JUL 2007 - 10h29min
girus

Os Jogos Pan-Americanos trouxeram ao Rio de Janeiro cerca de 625 mil turistas, segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav). O valor é pouco menor do que os 700 mil esperados antes do evento. Segundo o presidente da Abav, Luiz Strauss, a proporção de estrangeiros que vieram aos jogos também está dentro do previsto. Dos 625 mil turistas que estão na cidade, 20% são estrangeiros.


Strauss explicou que esta porcentagem - cerca de 120 mil turistas estrangeiros - é 30% maior do que a média registrada no mesmo mês nos anos anteriores. O presidente da Associação Brasileira do Turismo Receptivo Internacional (Bito), Roberto Dultra, informou que não há registros de estrangeiros que tenham vindo ao Rio especificamente para o Pan. Os poucos que vieram, segundo ele, o fizeram por conta própria, sem a ajuda de agentes de viagem. O Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio), critica Dultra, só divulgou as informações necessárias para montar pacotes turísticos em abril.


Para o representante da Abav, Luiz Strauss, a presença de estrangeiros pode não estar sendo percebida pelos cariocas porque o público atraído pelos Jogos tem um perfil diferente do que aquele que vem à cidade por lazer, em épocas como o Reveillon e o carnaval. "É um turista aficionado em esportes, que pode gastar US$ 300 em um ingresso, mas não gasta US$ 20 em um jantar diferente", exemplifica.


A hipótese de que os turistas do Pan movimentem pouco a economia da cidade também é refutada pelo presidente do Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes do Rio (SindRio), Alexandre Sampaio. Ele afirma que o movimento nos estabelecimentos da cidade aumentou 20%. Só não foram beneficiados, segundo o sindicato, bairros fora do eixo de competições noturnas, como a Lapa, que fica na região central. Lá, por exemplo, só há competições e fluxo de turistas pela manhã.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Conhecido por 'Playboy da Mansão', homem é morto a tiros em cachaçaria na Capital

2
Policial

Corpo de rapaz é encontrado baleado e decaptado em Corumbá

3
Policial

Policial diz que 'agradece a Deus por estar vivo' após ataque de pitbull

4
Policial

Empresário e filho de 1 ano morrem em acidente retornando de viagem em MS

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,96m
Miranda
5,66m
Aquidauana
2,93m

Colunas e Blogs

Robinson L Araujo

A FAMÍLIA E A ESCOLA COMO REDE DE PROTEÇÃO

Valdemir Gomes

Quero...

Chico Castro

E AGORA JOSÉ?

Ver Mais Colunas
498110737