A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
23 de abril de 2019
Anuncie Aqui
9086
Turismo

Capital planeja ações para incentivar turismo rural

24 AGO 2007 - 09h42min
portal bonito


Campo Grande deverá ter até março de 2008 um novo projeto para o seu turismo rural. Por solicitação da Secretaria Municipal de Fomento, Agronegócio, Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, a prefeitura da Capital abriu processo licitatório para contratar uma consultoria que será responsável pela elaboração do "Plano de Desenvolvimento do Turismo Rural".


A intenção, conforme Rodolfo Vaz de Carvalho, titular da Satur, é de se criar um "projeto pioneiro e inovador para a Capital", permitindo o desenvolvimento e fortalecimento da atividade em fazendas, pousadas, chácaras e outros estabelecimentos da zona rural que já atuam no setor. "Não temos a intenção de apenas aumentar o número de propriedades rurais envolvidas com o turismo, mas de fazer o setor funcionar e permitir um bom retorno financeiro aos empresários", sustentou o secretário.


Carvalho destacou que o papel da consultoria será o de mapear os estabelecimentos que podem oferecer o serviço de forma adequada, apoiando os empresários a operarem no setor. A vencedora da licitação receberá materiais já produzidos pela Satur sobre o turismo rural na cidade, o que deve permitir a aceleração dos trabalhos. "Essa coleta de informações é uma das etapas mais demoradas, mas já está concluída, contando também com a colaboração das faculdades de Turismo da cidade", sublinhou.


O secretário lembrou que já foram realizados vários eventos enfocando o turismo rural, inclusive com a participação de autoridades da área de outras regiões do País. No dia 9 de setembro, quando será entregue o sétimo Centro de Atendimento ao Turista da Capital (na saída para Três Lagoas), a Satur também apresentará o resultado dos estudos conduzidos com as instituições de Ensino Superior sobre o setor na cidade.


Objetivos - Vaz de Carvalho ressalta que Campo Grande hoje se destaca no turismo de eventos, mas possui possibilidades para oferecer outros produtos, que funcionariam como uma alternativa a quem não pode usufruir de atrativos do Estado, como Bonito ou o Pantanal.


"Em 2005, Campo Grande teve um acréscimo de 35% no total de turistas, enquanto o fluxo reduziu em Bonito. Isso prova que não existe uma concorrência. E, justamente para quem vem à Capital e não pode ir a outros destinos do Estado, pretendemos apresentar opções nos arredores da cidade. Isso faz girar a economia e serve como uma apresentação, em proporção menor, do que o Estado tem a oferecer", explicou o secretário.


A licitação será realizada no dia 3 de setembro, às 14h, na sede da prefeitura, com o edital estando à disposição na Central de Compras e Licitações da administração municipal. Após a divulgação da vencedora e formalização do contrato, serão dados seis meses para que os levantamentos feitos pela consultoria sejam concluídos.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Ex-jogador do Águia Negra morre em acidente após comemorar título

2
Brasil

Morre Yasmin Gabriell, ex-assistente mirim do Programa Raul Gil

3
Aquidauana

Casa do Trabalhador de Aquidauana começa semana com diversas vagas

4
Aquidauana

Agente penitenciário de Aquidauana precisa de doação de plaquetas de sangue

Vídeos

Cooperativa de Mulheres do Cristo Rei pede doações para confecção de ovos de Páscoa

Imbatíveis no remo de guerra, Bombeiros são tricampeões em competição do Exército

Suposto homicida e detido na manhã de 3 de Abril de 2019 em Aquidauana-MS

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max29

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min20 max29

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,30m
Miranda
4,39m
Paraguai
5,12m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nem...

Robinson L Araujo

ELE RESSUSCITOU!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AQUIDAUANA INTELIGENTE, HUMANA E SUSTENTÁVEL

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hotéis

Hotel Bela Vista

Rua Manoel Aureliano da Costa, 678 Aquidauana/MS (67) 3241-8493 (67) 99653-8207 http://www.hotelbelavistams.com.br
Auto Elétrica/Oficinas

J Pneus e Escapamentos

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 987 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3726 / Fax
Casas de Shows

Chácara Taboca

Rua Jaime Artigas, s/nº Bairro Jóquei Clube - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9951-6888
Ver Mais
508110726