A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de setembro de 2019
Anuncie Aqui
8834-->
Turismo

Capital planeja ações para incentivar turismo rural

24 AGO 2007 - 09h42min
portal bonito


Campo Grande deverá ter até março de 2008 um novo projeto para o seu turismo rural. Por solicitação da Secretaria Municipal de Fomento, Agronegócio, Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, a prefeitura da Capital abriu processo licitatório para contratar uma consultoria que será responsável pela elaboração do "Plano de Desenvolvimento do Turismo Rural".


A intenção, conforme Rodolfo Vaz de Carvalho, titular da Satur, é de se criar um "projeto pioneiro e inovador para a Capital", permitindo o desenvolvimento e fortalecimento da atividade em fazendas, pousadas, chácaras e outros estabelecimentos da zona rural que já atuam no setor. "Não temos a intenção de apenas aumentar o número de propriedades rurais envolvidas com o turismo, mas de fazer o setor funcionar e permitir um bom retorno financeiro aos empresários", sustentou o secretário.


Carvalho destacou que o papel da consultoria será o de mapear os estabelecimentos que podem oferecer o serviço de forma adequada, apoiando os empresários a operarem no setor. A vencedora da licitação receberá materiais já produzidos pela Satur sobre o turismo rural na cidade, o que deve permitir a aceleração dos trabalhos. "Essa coleta de informações é uma das etapas mais demoradas, mas já está concluída, contando também com a colaboração das faculdades de Turismo da cidade", sublinhou.


O secretário lembrou que já foram realizados vários eventos enfocando o turismo rural, inclusive com a participação de autoridades da área de outras regiões do País. No dia 9 de setembro, quando será entregue o sétimo Centro de Atendimento ao Turista da Capital (na saída para Três Lagoas), a Satur também apresentará o resultado dos estudos conduzidos com as instituições de Ensino Superior sobre o setor na cidade.


Objetivos - Vaz de Carvalho ressalta que Campo Grande hoje se destaca no turismo de eventos, mas possui possibilidades para oferecer outros produtos, que funcionariam como uma alternativa a quem não pode usufruir de atrativos do Estado, como Bonito ou o Pantanal.


"Em 2005, Campo Grande teve um acréscimo de 35% no total de turistas, enquanto o fluxo reduziu em Bonito. Isso prova que não existe uma concorrência. E, justamente para quem vem à Capital e não pode ir a outros destinos do Estado, pretendemos apresentar opções nos arredores da cidade. Isso faz girar a economia e serve como uma apresentação, em proporção menor, do que o Estado tem a oferecer", explicou o secretário.


A licitação será realizada no dia 3 de setembro, às 14h, na sede da prefeitura, com o edital estando à disposição na Central de Compras e Licitações da administração municipal. Após a divulgação da vencedora e formalização do contrato, serão dados seis meses para que os levantamentos feitos pela consultoria sejam concluídos.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Caminhão bate em pedra e deixa mulher presa nas ferragens em Aquidauana

2
Policial

Vizinho é preso após invadir casa, agredir e tentar estuprar jovem que estava sozinha

3
Aquidauana

Inmet aponta para previsão de chuva nesta quarta-feira em Aquidauana

4
Aquidauana

Ladrões invadem fazenda em Aquidauana e furtam bombas e tambores

Vídeos

Celebração de casamento é marcada por cerimônia tradicional de cultura africana

Mulheres tentam entrar em presídio de Dois Irmãos do Buriti com celulares dentro de TVs

Com dedicação e disciplina, Marcos Henrique conquista 1º contrato profissional

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max40

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,23m
Miranda
1,84m
Paraguai
2,80m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Como...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: O QUE TEMOS A COMEMORAR EM MAIS ...

José Pedro Frazão

A última batalha do Analista de Taunay

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada Itajú - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9986-1334 www.pousadaitaju.com.br
Auto Posto

Auto Posto WA I

Rua 07 de Setembro, 1195 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Segurança Predial

Proteção Geral

Rua Pandiá Calógeras - em frente a Enersul, 514 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1074
Ver Mais
508110666