A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
Turismo

Com segurança e muita alegria, carnaval de Corumbá integra calendário nacional do Mtur

Outro evento regional que integra o Calendário Nacional é o Arraial do Banho de São João, também realizado pela Prefeitura de Corumbá

8 FEV 2018 - 07h46min
A crítica

Pelo segundo ano consecutivo, o carnaval de Corumbá, que conta com o apoio do Governo do Estado, integra o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo (MTur). Criada há três anos, a ferramenta reúne na Internet os principais eventos turísticos realizados em território nacional e ajuda a divulgar destinos turísticos a visitantes brasileiros e estrangeiros. 

Outro evento regional que integra o Calendário Nacional é o Arraial do Banho de São João, também realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico. 

A folia na Capital do Pantanal começou em janeiro, com as rodas de samba no Porto Geral, e oficialmente será aberto nesta quarta-feira (7), com a descida do tradicional Bloco Sandálias de Frei Mariano, às 20h. Amanhã (8), desce a avenida o bloco de sujos Chupeta.

Na sexta-feira (9), é o dia da descida do maior bloco de sujos do Estado, o Cibalena, que atrai mais de 30 mil pessoas. Também haverá a apresentação , na Praça Generoso Ponce, da bateria e passistas da Escola de Samba da Mangueira (RJ).

Escolas, blocos e cordões

O sábado (10) é reservado aos 11 blocos oficiais, cujo desfile será aberto pelo Oliveira Somos Nós, às 20h. Também é aguardada a passagem do trio elétrico do bloco independente Afoga o Ganso, que realiza shows privativos há mais de 20 anos.

No domingo (11), desfile do primeiro bloco de escolas de samba: Unidos da Major Gama, Mocidade de Nova Corumbá, A Pesada, Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá.

Mais cinco escolas de samba desfilem na segunda-feira (12): Estação Primeira do Pantanal, Marquês de Sapucaí, Vila Mamona, Imperatriz Corumbaense e Império do Morro.

A terça-feira, último dia de folia, reserva um evento nostálgico e cultural, na passarela do samba, com a apresentação dos bonecões, desfile do corso, cordões carnavalescos, alas das pastoras e dos marinheiros e bloco s de frevo e de palhaços

O melhor carnaval

Na terça-feira (6), as escolas de samba participaram do ensaio técnico na Avenida General Rondon, para ajustes do desfile e do som digital que cobre toda a passarela do samba. O espaço conta com arquibancadas e camarotes, praça de alimentação e espaços para os jurados que vão avaliar as escolas de samba e blocos.

O prefeito Marcelo Iunes assistiu ao ensaio e garantiu que o carnaval 2018 de Corumbá tem tudo para ser um dos melhores dos últimos anos. “Esperamos que as escolas de samba, que se profissionalizam a cada ano, os blocos oficiais e cordões façam um grande carnaval. Teremos ainda quatro bandas nacionais se apresentado”, disse.

Iunes reforçou que para os desfiles de rua deste ano, a Prefeitura ampliou a estrutura para o público assistir as apresentações das entidades carnavalescas.  “Ampliamos em cerca de 40% o total de arquibancadas. Teremos as frisas, instalamos telões para que o público possa assistir aos desfiles. É uma estrutura de qualidade”, enfatizou.

O comércio local espera movimento de cerca de R$ 12 milhões, além de gerar centenas de empregos informais. A organização e trade turístico estão apostando na presença de milhares de turistas do Estado e de outras regiões. A rede hoteleira está praticamente ocupada no período de sexta-feira (9.2) a terça-feira (13).

 Mais segurança

A segurança de quem estiver no complexo e entorno dos eventos de carnaval teve atenção especial da organização. “O governador Reinaldo Azambuja, que é um grande parceiro nosso, vai nos encaminhar 100 policiais militares, incluindo cavalaria e pelotão de choque. Teremos mais 170 seguranças de empresa privada, a nossa Guarda Municipal, além do efetivo do  6° Batalhão da Polícia Militar empenhados na segurança”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo municipal ressaltou que as características da folia de momo corumbaense são justamente a paz e alegria. “Nossos foliões vêm com o espírito de paz e diversão, o carnaval de Corumbá é muito alegre e seguro. Nossos foliões descem com a consciência de sempre fazer um bom carnaval e mostrar aos turistas que vivemos em uma cidade pacífica, ordeira e alegre”.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Dono de motel em Aquidauana é preso com fuzil e munições na Vila Paraíso

2
Aquidauana

Motociclista fica ferido ao perder controle e cair em Aquidauana

3
Geral

Veículos removidos do Detran serão leiloados em março

4
Brasil

Nascidos em março e abril começam a receber abono salarial do PIS 2017

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max29

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min23 max29

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aqui...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Camping

Camping Aguapé - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 686-1036/9986-0 www.pousadaaguape.com.br
Locadora de Veiculos

JJ Locadora de Veículos e Motos

Rua Coronel Ponce, 1568 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 9246-7744
Studio e Gravações

Alternativa Studio

Pandia Calogeras, s/n Centro - 79200000 Anastácio/MS (67) 8115 8680
Ver Mais
SERIEMA FIXO