A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
25 de maio de 2018
Anuncie Aqui
8496
Turismo

Corumbá: título de capital do Pantanal é aprovado por unanimidade por Comissão

19 JUL 2007 - 08h52min
assessoria de comunicação

O projeto de lei 6816 do deputado federal Vander Loubet (PT-MS), que confere o título de "Capital do Pantanal" ao município de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, foi aprovado por unanimidade pelos membros da Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Câmara dos Deputados.


Na quinta-feira, 12, a Comissão aprovou os pareceres dos dois relatores, Antônio Carlos Biffi (PT-MS) e Carlos Augusto Abicalil (PT-MT), ambos favoráveis à proposição de Vander.  Com a ausência de Biffi na reunião da Comissão, o relator-substituto Carlos Abicalil foi designado para apresentar o relatório.


Logo depois da aprovação na CEC, a matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania, última etapa de apreciação constitucional e de mérito antes de ser votada em Plenário.  Para Vander Loubet, a aprovação por unanimidade indica que Corumbá está próxima de alcançar um reconhecimento nacional simbólico, "de extraordinário efeito social, cultural e econômico".  Para ele, a "Capital do Pantanal" agora é uma referência oficializada para identificar um dos lugares mais belos e mais promissores do ecoturismo em território brasileiro.


"A homenagem é meritória e merece o apoio desta Casa.  Diante do exposto, voto pela aprovação do projeto", afirmou Abicalil em seu relatório, depois de endossar a argumentação defendida por Vander.


Quando apresentou o projeto, em março do ano passado, Vander destacou a importância econômica, cultural e socioambiental de Corumbá como a maior cidade do Estado em extensão, dona de um território que abrange 60% do Pantanal Sul-mato-grossense   e 37% do Pantanal Brasileiro. "Única cidade da região com aeroporto internacional, Corumbá é a mais importante às margens do Rio Paraguai.  O turismo é uma das suas principais atividades.  É em seu território que está localizada a Estrada Parque Pantanal, com 120 km de passeio e a sensação de se estar em zoológico natural, a céu aberto", descreveu Vander.    

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Caminhoneiros de Aquidauana e Anastácio se juntam a protesto

2
Policial

Mulher coloca fogo na própria casa e vizinhança, em pânico, aciona o Corpo de Bombeiros

3
Aquidauana

Ex-presidente da Alespana, morador de Aquidauana falece em São Paulo

4
Aquidauana

Greve não é só dos caminhoneiros, mas de todos, diz Sindicato Rural de Aquidauana

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
5,14m
Miranda
4,99m
Aquidauana
3,69m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vamos...

Pedro Puttini Mendes

Código Florestal e Cadastro Ambiental Rural: E agora?

Robinson L Araujo

A QUAL JESUS EU QUERO SERVIR E ANUNCIAR?

Ver Mais Colunas
498110645