A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
11 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
Turismo

FestIn Bonito: cantando músicas do sertanejo raiz, Renato Teixeira encanta plateia e abre primeira noite do Festival

1 AGO 2013 - 14h10min
Notícias MS
Primeiro artista a subir ao Palco Fala Bonito, o cantor e compositor Renato Teixeira trouxe clássicos da música sertaneja para o 14º Festival de Inverno nesta quarta-feira (31). A música de origem caipira encantou o público de mais de oito mil pessoas que compareceu para prestigiar a primeira noite da festa.
 
Entre uma canção e outra o artista defendeu a música sertaneja de raiz e interagiu com a plateia. ?A música tem que ser moderna, não é mais com violãozinho embaixo de uma árvore. O show tem que ser bonito, as pessoas têm que ouvir um som de qualidade?, enfatizou Renato Teixeira.
 
O músico animou a multidão com sucessos que já apresentou junto com Almir Sater, Sérgio Reis, Renato Borghetti, Vitor e Leo, entre outros. Renato Teixeira ainda dividiu o palco com os filhos Chico Teixeira e João Lavraz em uma apresentação mais intimista trazendo hits da música folk e caipira nacional como Amanheceu, Peguei a Viola; Romaria, Casinha Branca, Calix Bento entre tantos outros sucessos do músico.
 
Atenta, a plateia cantou as canções românticas de Renato Teixeira. Viaut Moreira viajou mais de 250 quilômetros só para conferir de perto a apresentação do músico. Acompanhada do marido, ela disse que as canções falam de amor e são como poesia. ?Sempre escuto as músicas dele, tenho vários CDs. É uma música de qualidade que tem poesia. Quando soube que ele iria se apresentar no Festival não pensei duas vezes e vim conferir?, contou a turista da cidade de Amambai.
 
Parceria
 
Renato Teixeira relembrou sucessos cantados em parceria com Almir Sater. Para o cantor esta união musical representa um grande momento em sua história. Juntos os dois compuseram alguns sucessos que são fundamentais para a sustentação de suas carreiras. As mais conhecidas são Um Violeiro Toca e Tocando em Frente. ?Aqui em Mato Grosso do Sul temos o Almir Sater que, na minha opinião, é um dois maiores músicos do mundo. A regionalidade da música traz junto com os artistas outros nomes, isso acontece com o próprio Almir?, comentou Teixeira.
 
O músico Renato Teixeira já participou de outras edições do Festival de Inverno de Bonito. ?O Brasil tem progredido e mudado muito. É um país que está se transformado, temos tido mudanças nas apresentações e na condição sonora. Cada vez que você vem ao Festival percebemos essa evolução. Não é uma brincadeira, não tem mais aquele improviso, somos muito bem recebidos e tudo corre maravilhosamente bem?, avaliou o músico.
 
O cantor ainda comentou as transformações que a música tem sofrido ao logo dos anos. ?O sertanejo pra mim é uma coisa do sertão, a música caipira é mais regional. No fundo tudo é um grande sertão como diria Guimarães Rosa. Somos um país de muita qualidade musical, em qualquer lugar temos boa música".
 
Mato Grosso do Sul nos últimos anos tomou conta da música nacional, segundo Teixeira. ?Temos outros nomes como o Michel Teló, não gosto que critiquem o sertanejo popular, esta é uma característica da música sertaneja, sempre ter uma coisa mais popular, outra mais sofisticada. Agora a musica do interior está se manifestando nacionalmente".
 
Com 40 anos de carreira Renato Teixeira ainda cumpre uma agenda mensal de 10 shows. ?Tudo isso se deve ao fato de ter mexido com a música do interior, a nossa música que sempre foi discriminada, jogada para horários periféricos e nós contribuímos para trazer este som para os horários nobres?.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Homem pede ajuda para encontrar irmã após dormir no Cemitério

2
Aquidauana

Ventania derruba galhos de árvores e causa prejuízos no centro de Aquidauana

3
Aquidauana

Motoqueiro bêbado, sem documentos e capacete é preso

4
Policial

Após ser atropelado por locomotiva, homem tem perna amputada

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DAR, RECEBER E RETRIBUIR

Robinson L Araujo

JESUS, SACERDOTE FIEL!

Ver Mais Colunas
SERIEMA 1260