A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
Turismo

Guias de turismo promovem encontro em Brasília

18 SET 2007 - 08h03min
mercados & eventos

Guias turísticos de todo o Brasil se reuniram esta semana em Brasília. O evento, iniciativa da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur) em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional, teve como objetivo fortalecer a categoria, por meio de discussões sobre a legislação vigente, capacitação profissional e promoção da imagem do guia de turismo.


Durante o evento, técnicos do MTur fizeram exposições sobre as ações e programas do ministério e ressaltaram a importância da participação do guia no processo de desenvolvimento do turismo. "Não adianta o trade estar bem informado, se o profissional da ponta não estiver preparado para recepcionar e atender bem o turista", comentou o coordenador-geral de Qualificação do MTur, Diogo Demarco. Ele fez a apresentação do programa de Qualificação Profissional e Empresarial do ministério, cujo objetivo é induzir à melhoria da qualidade e segurança nos serviços turísticos e possibilitar a inclusão profissional
da população.


Os profissionais puderam conhecer também o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, voltado para promover o desenvolvimento turístico sustentável de forma regionalizada, integrada e descentralizada com objetivo de diversificar, ampliar e estruturar a oferta turística brasileira. Os técnicos ressaltaram a importância do cadastramento dos guias junto ao MTur, do conhecimento de idiomas e da necessidade de se incentivar o turista a
interagir e preservar a natureza, atender com excelência e zelar pela segurança dos visitantes.


Esse é o segundo encontro dos guias de turismo. O primeiro aconteceu em 2005. Na ocasião, foi definido o plano estratégico da Fenagtur e suas metas com foco no Plano Nacional do Turismo. "O guia é o profissional da ponta, aquele que recebe o turista e estabelece o elo entre os gestores e os turistas", disse a presidente da Federação, Creusa Soares.


No encontro, realizado de 11 a 13 de setembro, foram discutidas também a proposta de criação do Conselho Federal da categoria e a necessidade de revisão da legislação que regulamenta a profissão de guia turístico. As leis foram criadas há dez anos e precisam ser adequadas à realidade atual, segundo a avaliação da presidente.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Diabética e cega, jovem quer ajuda para fazer consulta e conseguir transplante

2
Anastácio

Família que perdeu tudo em incêndio precisa de doações para recomeçar

3
Aquidauana

Alespana e Marinha preparam fuzileiros para o mercado de trabalho em Aquidauana

4
Anastácio

Casa pega fogo, chamas consomem todos os pertences e matam o cachorrinho de casal

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas