A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de outubro de 2018
Anuncie Aqui
8502
Turismo

Hotéis economizam e preservam o meio ambiente com água da chuva

10 SET 2007 - 15h52min
da redação

O Sofitel Jequitimar Guarujá, resort da rede Accor recém-construído na Praia de Pernambuco, no Guarujá, litoral paulista, adotou já na etapa de projeto o sistema Acquasave de reaproveitamento da água de chuva. "Escolhemos o sistema pensando na preservação ambiental, e também na otimização dos recursos da infra-estrutura", conta Marcos Salgado, gerente de manutenção do hotel. O sistema está sendo implantado também em outros hotéis brasileiros, que "apostam na economia e na proteção ao meio ambiente proporcionada pelo Acquasave", explica Paulo Schaefer, diretor da empresa.


A água pluvial recolhida e armazenada por meio do sistema Acquasave é utilizada em seguida na irrigação da área ajardinada do hotel e para a descarga dos vasos sanitários, de modo a ser descartada no esgoto hidrossanitário dos apartamentos. As vantagens são muitas, ressalta o gerente do Sofitel: "Além de preservarmos o meio ambiente, uma vez que parte da água utilizada no hotel vem de fonte natural (chuva), conseguimos redução no consumo de água potável e racionalizamos o uso das bombas de recalque, com economia de energia elétrica". A implantação do sistema Acquasave é recente, mas a equipe do Sofitel já prevê que, no período de pouca chuva, conseguirá gerar uma economia de água em torno de 1.000 m³ por mês; e, na época de chuvas constantes, a estimativa é que este número suba para 2.000 m³ por mês, o que significará a redução no consumo de água de aproximadamente 15.000 m³ por ano.


O engenheiro Paulo Schaefer, acredita que aos poucos o brasileiro está entendendo que a água que cai nos telhados deve ser mais bem aproveitada antes de sumir pelos ralos. "Há cinco anos, falar em aproveitamento de água de chuva no Brasil era coisa só para ecologistas; hoje é uma realidade, e as empresas e pessoas físicas já constroem pensando neste uso. O desperdício habitual precisa dar lugar ao uso inteligente da água", afirma Schaefer.


Conheça os detalhes desse e de outros cases de economia de água no estande da Acquasave, durante a feira Equipotel 2007, que se realiza de 11 a 14 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Conhecido por 'Playboy da Mansão', homem é morto a tiros em cachaçaria na Capital

2
Policial

Corpo de rapaz é encontrado baleado e decaptado em Corumbá

3
Policial

Policial diz que 'agradece a Deus por estar vivo' após ataque de pitbull

4
Aquidauana

9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana encena “Travessia do Chaco”

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
3,40m
Miranda
4,16m
Aquidauana
3,06m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quero...

Robinson L Araujo

A ADOÇÃO QUE NOS TORNA LIVRES

Chico Castro

E AGORA JOSÉ?

Ver Mais Colunas
498110561