A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Turismo

Mtur investe na inclusão de jovens no setor turístico

16 AGO 2007 - 09h13min
mercados e eventos

O Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto de Hospitalidade (IH) e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio de Janeiro (SindRio), investe na qualificação e inclusão de jovens no mercado de trabalho de turismo através do projeto Trilha Jovem. O programa já tem, no Rio de Janeiro, 164 jovens executando alguma atividade relacionada com a área no setor turístico, com vários deles escalados para trabalhar durante os Jogos Parapan-Americanos.


No Projeto Trilha Jovem, que é desenvolvido no Rio de Janeiro no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), os alunos recebem aulas de inglês, informática e passam por oficinas que desenvolvem competências básicas necessárias para a inserção no mercado turístico. Nas aulas, os alunos enfrentam situações semelhantes ao dia-a-dia da atividade, como a rotina de trabalho de uma agência de viagem, da atividade de uma rede hoteleira e até mesmo na área de alimentos e bebidas. Os alunos recebem orientações para essas três importantes áreas do setor turístico.


Além disso, um grupo formado por 3.600 voluntários foram preparados pelo Mtur para trabalhar nos Jogos Parapan-Americanos. O treinamento tem o objetivo de recepcionar, de maneira especial, brasileiros e estrangeiros que estarão no Rio durante as competições. Como aconteceu no Pan, o grupo ficará em contato direto com atletas e espectadores dos jogos, estimulando o visitante a conhecer os principais pontos turísticos da cidade, despertando nele a vontade de retornar à capital, trazendo familiares e amigos.


Os voluntários foram capacitados pelo método de educação à distância, programa que contou com o apoio do Sebrae/RJ e Comitê Organizador dos Jogos Pan e Parapan-Americanos (CO-Rio). O curso exigiu dos voluntários uma hora e meia de dedicação diária, por duas semanas. O conteúdo, dividido em 10 sessões de aprendizagem, englobou informações sobre turismo, hospitalidade e a arte de bem receber.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Criança de 4 anos morre afogada em açude de chácara no Pulador em Anastácio

2
Anastácio

Menino que morreu afogado em açude é velado em Anastácio

3
Anastácio

Operador de máquina de 56 anos morre após acidente grave em Anastácio

4
Anastácio

Bombeiros resgatam pescador embriagado que caiu no rio Aquidauana em Anastácio

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Oxala...

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas
498110677
SERIEMA 1260