A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
14 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
Turismo

MTur investe no projeto Aventureiros Especiais

18 AGO 2007 - 13h15min
mercados & eventos

O Ministério do Turismo investiu R$418 mil na implantação do projeto Aventureiros Especiais, uma iniciativa que tem o objetivo de incluir e permitir que pessoas com qualquer tipo de deficiência - visual, auditiva, amputados, paraplégicos e tetraplégicos - possam praticar esportes radicais como rafting, tirolesa, bóia cross, aquaride e cascading.


O projeto, dirigido pela organização não governamental Aventura Especial, foi implantado a partir de 2005 no município de Socorro, no interior de São Paulo, a 132 quilômetros da capital, numa região que reúne as condições para a prática do turismo de aventura.


O presidente da Aventura Especial, Dadá Moreira, conta que o projeto de inclusão de pessoas com deficiência no turismo de aventura permite que todas as pessoas pratiquem esportes radicais. Moreira está no Rio de Janeiro para divulgar o projeto durante os III Jogos Parapan-americanos, que terminam neste domingo (19/08).


O projeto adaptou todos os equipamentos desses esportes. "Hoje, um tetraplégico pode experimentar a sensação de descer uma corredeira com equipamento seguro", diz Dadá, que sofre de ataxia, doença que afeta o sistema neurológico e compromete a coordenação motora fina (visão, escrita, fala e movimentos dos membros).


Para o MTur, o tema da acessibilidade é transversal, ou seja, atende diversos segmentos, como o cultural ou o de ecoturismo. É importante que os equipamentos turísticos estejam preparados para o atendimento correto desse público. "O projeto Aventureiros Especiais é muito importante para o MTur porque tem nos permitido aprender e, ao mesmo tempo, ganhar especialização no atendimento de pessoas com deficiência. E isso esperamos multiplicar para os demais destinos turísticos do Brasil", afirma Jurema Monteiro, coordenadora de Segmentação do MTur.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Encontrado o corpo do trabalhador que desapareceu no rio Negro

2
Policial

PRF apreende 27,5 quilos de cocaína no banco traseiro de veículo em Anastácio

3
Aquidauana

Helicóptero leva bombeiros, peritos e policiais para buscar corpo de pedreiro

4
Policial

Trabalhador cai no rio Negro durante pescaria e desaparece; bombeiros preparam resgate

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Valdemir Gomes

Numa...

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas