A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de julho de 2019
Anuncie Aqui
8828-->
Turismo

Passo Fundo investe no turismo cultural

24 JUL 2007 - 08h43min
assessoria de comunicação

A cidade sede da Jornada Nacional de Literatura investe na revitalização de seus espaços históricos e na construção de Largos da Literatura para aumentar o turismo cultural na região.


Sede da 12ª edição da Jornada Nacional de Literatura, a cidade de Passo Fundo atrai turistas com seu turismo cultural e também com as boas opções de lazer que a região oferece. Para aumentar o número de visitantes na cidade, a prefeitura está investindo na construção de três Largos da Literatura. O primeiro, localizado na Praça Armando Sbeghem - Largo dos Tropeiros e será inaugurado no próximo dia 27 de agosto, dia da abertura da Jornada.


A praça abrigará o Marco da Capital Nacional de Literatura - árvore da literatura - com produção de letras, com 15m de altura, luminárias apropriadas que estabelecem ambientes para leitura nos bancos ergonômicos, piso ecológico, quiosque de informações turísticas e até uma biblioteca com acervo itinerante e acesso à internet. Um monumento aos tropeiros, de uma tonelada, resgatará o nome da cidade.


Além dessa praça, também serão construídos o Largo da Literatura Afro-Brasileira - na Praça da Mãe Preta, e o Largo da Literatura Popular, na Praça do Monumento à Mãe. Para a realização dessas obras, um projeto foi encaminhado ao Ministério do Turismo, através do Programa de Turismo no Brasil. A criação de diferentes Largos levou em conta alguns critérios, como a revitalização de espaços históricos e estratégicos de Passo Fundo, o atendimento às expectativas e aos interesses diversificados do público e o envolvimento com diferentes manifestações culturais.


Também com o intuito de alavancar ainda mais o turismo na cidade, foi criada há cinco anos, a Fundação Zoobotânica, Cultural e de Turismo Roselândia, uma entidade jurídica, de direito público e que tem por finalidade promover e fomentar o desenvolvimento do turismo no município de Passo Fundo. Além disso, ela pretende desenvolver projetos culturais e administrar áreas destinadas á preservação da flora e da fauna e outros recursos naturais.


A vocação de Passo Fundo para o turismo cultural se consolida cada vez mais por conta da realização de alguns eventos muito importantes para a cidade, como é o caso da Jornada, da Jornadinha e também do Festival Internacional de Folclore, realizado a cada dois anos e que reúne, durante uma semana, grupos artísticos de todas as partes do mundo. Famosa por ser uma "terra de passagem", sempre com muita gente chegando e partindo, Passo Fundo tem atraído mais visitantes de vários lugares pelos serviços que oferece e por aperfeiçoar constantemente sua infra-estrutura, mantendo assim sua fama de ser hospitaleira.


Para as autoridades e moradores locais, a Jornada é a grande responsável pelo crescimento do turismo na região, pois é nessa época que Passo Fundo, que tem mais de 185 mil habitantes, atrai mais turistas. O evento reúne centenas de escritores, realiza cursos, exposições, espetáculos teatrais, shows musicais, além de muitas outras atividades, atraindo leitores de todos os cantos do país. O evento é tão importante para o município que, em janeiro de 2006, Passo Fundo recebeu o título de Capital Nacional da Literatura. O mérito foi concedido em função de a cidade ser sede do maior debate literário da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura, realizada há 26 anos.


Neste ano, o município terá um atrativo a mais para os turistas, pois Passo Fundo comemora 150 anos e, para festejar, a prefeitura vem promovendo atrações comemorativas desde o início do ano e que se estenderão até dezembro.


Quem estiver prestigiando a Jornada poderá passear por suas ruas antigas, pelo Caminho da Arte na Rua Moron, apreciar a gastronomia local, visitar os patrimônios tombados como históricos e também se deparar com personagens que compõem a história cultural da cidade. Entre as muitas opções de passeio, encontra-se o roteiro às esculturas de Paulo Siqueira e o Caminho da Água Doce, que conta com três balneários. Quem não quiser se aventurar nas águas pode visitar outros monumentos espalhados pela cidade e também os três museus de Passo Fundo: Museu Histórico Regional, Museus de Artes Visuais Ruth Schneider e Museu Zoobotânico Augusto Ruschi.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Getam flagra motorista furando sinal em alta velocidade em Aquidauana

2
Aquidauana

PM prende 'entregadores de drogas' dos usuários do Morro do Paxixi

3
Policial

Acidente entre dois carros e carreta mata condutor de 25 anos na BR-163

4
Policial

Mulher se separa de marido violento e passa a ser ameaçada por ele

Vídeos

Ministro do Turismo lança em Bonito programa para geração de empregos e renda no MS

Com atrações tradicionais e elenco de programa de TV, circo é atração para família

Bombeiros resgatam gatinhos presos no motor de veículo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,75m
Miranda
2,73m
Paraguai
3,91m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Até...

Fausto Matogrosso

O Brasil diante do mundo

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EDUCAÇÃO, QUEM PRECISA?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hotéis

Hotel Bela Vista

Rua Manoel Aureliano da Costa, 678 Aquidauana/MS (67) 3241-8493 (67) 99653-8207 http://www.hotelbelavistams.com.br
Supermercados

Central Supermercado

Sete de Setembro, 875 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3286
Associações e Sindicatos

Sindicato Rural de Aquidauana

Antonio Campelo, s/nº Bairro Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2826
Ver Mais
508110639