A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de novembro de 2019
Anuncie Aqui
9190-->
Turismo

Passo Fundo investe no turismo cultural

24 JUL 2007 - 08h43min
assessoria de comunicação

A cidade sede da Jornada Nacional de Literatura investe na revitalização de seus espaços históricos e na construção de Largos da Literatura para aumentar o turismo cultural na região.


Sede da 12ª edição da Jornada Nacional de Literatura, a cidade de Passo Fundo atrai turistas com seu turismo cultural e também com as boas opções de lazer que a região oferece. Para aumentar o número de visitantes na cidade, a prefeitura está investindo na construção de três Largos da Literatura. O primeiro, localizado na Praça Armando Sbeghem - Largo dos Tropeiros e será inaugurado no próximo dia 27 de agosto, dia da abertura da Jornada.


A praça abrigará o Marco da Capital Nacional de Literatura - árvore da literatura - com produção de letras, com 15m de altura, luminárias apropriadas que estabelecem ambientes para leitura nos bancos ergonômicos, piso ecológico, quiosque de informações turísticas e até uma biblioteca com acervo itinerante e acesso à internet. Um monumento aos tropeiros, de uma tonelada, resgatará o nome da cidade.


Além dessa praça, também serão construídos o Largo da Literatura Afro-Brasileira - na Praça da Mãe Preta, e o Largo da Literatura Popular, na Praça do Monumento à Mãe. Para a realização dessas obras, um projeto foi encaminhado ao Ministério do Turismo, através do Programa de Turismo no Brasil. A criação de diferentes Largos levou em conta alguns critérios, como a revitalização de espaços históricos e estratégicos de Passo Fundo, o atendimento às expectativas e aos interesses diversificados do público e o envolvimento com diferentes manifestações culturais.


Também com o intuito de alavancar ainda mais o turismo na cidade, foi criada há cinco anos, a Fundação Zoobotânica, Cultural e de Turismo Roselândia, uma entidade jurídica, de direito público e que tem por finalidade promover e fomentar o desenvolvimento do turismo no município de Passo Fundo. Além disso, ela pretende desenvolver projetos culturais e administrar áreas destinadas á preservação da flora e da fauna e outros recursos naturais.


A vocação de Passo Fundo para o turismo cultural se consolida cada vez mais por conta da realização de alguns eventos muito importantes para a cidade, como é o caso da Jornada, da Jornadinha e também do Festival Internacional de Folclore, realizado a cada dois anos e que reúne, durante uma semana, grupos artísticos de todas as partes do mundo. Famosa por ser uma "terra de passagem", sempre com muita gente chegando e partindo, Passo Fundo tem atraído mais visitantes de vários lugares pelos serviços que oferece e por aperfeiçoar constantemente sua infra-estrutura, mantendo assim sua fama de ser hospitaleira.


Para as autoridades e moradores locais, a Jornada é a grande responsável pelo crescimento do turismo na região, pois é nessa época que Passo Fundo, que tem mais de 185 mil habitantes, atrai mais turistas. O evento reúne centenas de escritores, realiza cursos, exposições, espetáculos teatrais, shows musicais, além de muitas outras atividades, atraindo leitores de todos os cantos do país. O evento é tão importante para o município que, em janeiro de 2006, Passo Fundo recebeu o título de Capital Nacional da Literatura. O mérito foi concedido em função de a cidade ser sede do maior debate literário da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura, realizada há 26 anos.


Neste ano, o município terá um atrativo a mais para os turistas, pois Passo Fundo comemora 150 anos e, para festejar, a prefeitura vem promovendo atrações comemorativas desde o início do ano e que se estenderão até dezembro.


Quem estiver prestigiando a Jornada poderá passear por suas ruas antigas, pelo Caminho da Arte na Rua Moron, apreciar a gastronomia local, visitar os patrimônios tombados como históricos e também se deparar com personagens que compõem a história cultural da cidade. Entre as muitas opções de passeio, encontra-se o roteiro às esculturas de Paulo Siqueira e o Caminho da Água Doce, que conta com três balneários. Quem não quiser se aventurar nas águas pode visitar outros monumentos espalhados pela cidade e também os três museus de Passo Fundo: Museu Histórico Regional, Museus de Artes Visuais Ruth Schneider e Museu Zoobotânico Augusto Ruschi.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Aos 4 anos, menina de Aquidauana é ouro em ranking nacional de ensino avançado

2
Anastácio

Homem sai para colher guavira com a mulher na zona rural e desaparece

3
Anastácio

Inquilinos se mudam de supresa e furtam armário e cômoda de residência

4
Bodoquena

Mantida em cárcere pelo marido, jovem gestante saiu de casa apenas para ir ao hospital

Vídeos

Assaltante que aterroriza Aquidauana realiza furtos em cidades vizinhas

Durante combate a incêndio, bombeiros resgatam jaguatirica ferida 1

Família perde tudo em incêndio que atingiu quatro casas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min24 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,61m
Miranda
4,02m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Dr. Giuliano Máximo

Mais uma vez a prisão em 2º grau

Flavia Rohdt

Aldravia #12

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Automóveis

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Auto Posto

Nossa Senhora de Fátima

Rua Marechal Mallet, 804 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8199/ 7705
Escolas Municipais

Escola Municipal Erso Gomes

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5045
Ver Mais
508110692