A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de setembro de 2019
Anuncie Aqui
8834-->
Turismo

Profissionais de Bonito ligados ao Gef Rio Formoso participam de curso de capacitação no Rio de Jane

18 JUL 2007 - 10h38min
assessoria de comunicação

O engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Gimenes (Agraer), o biólogo Fabrício Maria (Secretaria de Meio Ambiente de Bonito) e o auxiliar técnico de operação do Gef Rio Formoso, Douglas Rocha Quintana participam desde ontem (17/07) até o dia 19 de julho, na Embrapa Solos de um curso de capacitação sobre compostagem de resíduos sólidos orgânicos para a produção de insumos agrícolas. Os conhecimentos adquiridos durante o encontro serão implantados nos próximos meses na UPL (Usina de processamento de lixo) de Bonito (MS).


Durante o treinamento que acontece no Rio de Janeiro, os técnicos irão receber informações sobre planejamento, condução e monitoramento do processo de compostagem, bem como dicas sobre controle de qualidade dos produtos e os aspectos da legislação e comercialização dos materiais obtidos na usina de composto.


Este curso vem apoiar o desenvolvimento de uma parte do projeto Gef Rio Formoso, relacionada a ativação da usina que vai gerar  insumos (adubo) para os agricultores e população interessada, assim como apresentar uma proposta de utilização dos resíduos orgânicos originados da área urbana do município.


A Usina de Processamento de Lixo de Bonito foi criada no final da década de 90 permanecendo desativada por alguns anos. Hoje a UPL conta com o apoio de aproximadamente 15 agentes ambientais (catadores) que trabalham na parte de reciclagem dos produtos inorgânicos.


Informações sobre o projeto-  O Gef Rio Formoso foi iniciado oficialmente em 2005 e pretende contribuir para a conservação da biodiversidade da Bacia hidrográfica do Rio Formoso, através do manejo sustentável do solo e da água.


Por meio do projeto serão criadas alternativas sustentáveis para o desenvolvimento das atividades econômicas do município (agropecuária e turismo) com a participação direta da comunidade sem degradar o meio ambiente e visando sempre a sua recuperação.


       O projeto financiado pelo Banco Mundial é coordenado pela Embrapa, através do Centro Nacional de Pesquisa de Solos (Rio de Janeiro), e conta com a participação das unidades Gado de Corte (Campo Grande- MS), Agropecuária Oeste (Dourados- MS) e Pantanal (Corumbá-MS). Também são executoras do projeto a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Meio Ambiente das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Conservação Internacional (CI Brasil) e Fundação Cândido Rondon (gestora financeira).


O Projeto possui ainda outros colaboradores e co- executores importantes como a Prefeitura Municipal de Bonito através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) e apoio técnico e institucional do Ibama.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Mãe entra em contato com O Pantaneiro para saber paradeiro de filho

2
Policial

‘Valentão’ tira a camisa e parte para cima de policiais dizendo que é advogado

3
Policial

Foragido espanca esposa na qual já deu tiro no olho e é preso em flagrante

4
Aquidauana

Bazar da Manu acontece neste sábado no salão da Nossa Senhora das Dores

Vídeos

Celebração de casamento é marcada por cerimônia tradicional de cultura africana

Mulheres tentam entrar em presídio de Dois Irmãos do Buriti com celulares dentro de TVs

Com dedicação e disciplina, Marcos Henrique conquista 1º contrato profissional

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max39

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max39

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,23m
Miranda
1,90m
Paraguai
3,03m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

É...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: O QUE TEMOS A COMEMORAR EM MAIS ...

José Pedro Frazão

A última batalha do Analista de Taunay

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Carlos Alberto A. Filho - Otorrino

Ruas Marechal Mallet, 601 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2126
Auto Posto

Posto Petrosul

Marechal Mallet, 533 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2174
Escolas Estaduais

Escola Estadual Felipe Orro

Rua Carlos pereira Bandeira, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1206
Ver Mais
508510754