A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
14 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
Turismo

Programa de turismo para idosos tem baixa procura, dizem agências e operadoras

11 SET 2007 - 11h07min
agencia brasil

O programa Viaja Mais - Melhor Idade, lançado oficialmente no último dia 4, oferece a pessoas com mais de 60 anos de idade, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pacotes turísticos com preços mais baixos que os praticados no mercado, além de passeios especialmente organizados para esse público.


Apesar das vantagens - como crédito consignado, descontado na folha do INSS; parcelamento em até 12 meses; juros de 1%; saídas em grupo e passeios planejados - a procura tem sido baixa, informam agências e operadoras de viagem.


A reportagem da Agência Brasil contactou três operadoras e 20 agências de viagem em três estados (Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro), além do Distrito Federal. Entre as agências, apenas uma tem previsão para fechamento de pacote turístico pelo programa.


Falta divulgação do programa, segundo a responsável pelo Viaja Mais - Melhor Idade na Agência Freedom Tur (DF), Andréia Bento Monteiro. "No treinamento, eles disseram que haveria propaganda em vários meios de comunicação do país. Por isso, achei que a demanda ia ser grande, mas não há procura".


Para o responsável pelo programa na CMV Turismo (SP), Marcos Mendes, a propaganda ainda é pouca. "Aqui o ministério fez apenas uma propaganda em um jornal local. Mas acredito que a médio e longo prazos a divulgação vai melhorar".


Segundo a coordenadora-geral de Segmentação do ministério, Jurema Monteiro, a divulgação está apenas nos início, mas R$ 10 milhões estão sendo investidos no programa. "É natural que as pessoas estejam achando que o movimento está pequeno porque a campanha mal começou, mas isso vai aumentar gradativamente".


Ela acrescenta que a divulgação começou com uma ação de marketing na novela Paraíso Tropical, da Rede Globo, mas será
estendida a outros ambientes de mídia: veículos impressos, emissoras de rádio e TV, além da internet. Monteiro disse ainda que o programa implica mudança de cultura, por isso será necessário que o público se familiarize com a iniciativa.


"As pessoas serão sensibilizadas por uma campanha de viagem, mas elas vão levar algum tempo para ter disponibilidade de tempo e de recursos para adesão ao pacote". Jurema Monteiro lembrou que o programa é um projeto de médio e longo prazo, previsto no Plano Nacional de Turismo 2007-2010. A expectativa, acrescentou, é que o projeto seja absorvido pelo mercado de turismo e continue no ar durante os próximos três anos.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Encontrado o corpo do trabalhador que desapareceu no rio Negro

2
Policial

PRF apreende 27,5 quilos de cocaína no banco traseiro de veículo em Anastácio

3
Aquidauana

Helicóptero leva bombeiros, peritos e policiais para buscar corpo de pedreiro

4
Policial

Trabalhador cai no rio Negro durante pescaria e desaparece; bombeiros preparam resgate

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Valdemir Gomes

Numa...

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas