A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
23 de julho de 2019
Anuncie Aqui
8828-->
Turismo

Projeto GEF Rio Formoso promove curso de capacitação em arborização de pastagens e cultivo em Bonito

26 SET 2007 - 09h02min
assessoria de comunicação

Entre os dias 25 e 27 de setembro o Projeto GEF Rio Formoso promove, em Bonito (MS), o curso de atualização técnica em arborização de pastagens e cultivos. O evento deve reunir aproximadamente 30 pessoas entre produtores rurais e técnicos da Agraer, Embrapa, Ong's, entre outros.


Para ministrar o curso foram convidados dois técnicos da Embrapa Florestas (Curitiba - PR), o engenheiro-agrônomo Vanderley Porfírio e o engenheiro-florestal Amilton Baggio.


O evento tem por objetivo divulgar experiências em sistemas silvipastoris, capacitando os participantes para a transformação de pastagens e cultivos convencionais desprovidos de biodiversidade e proteção florestal em sistemas arborizados.


Segundo o engenheiro-agrônomo da Agraer e coordenador do componente "Desenvolvimento de atividades sustentáveis" do GEF Rio Formoso, Sandro Cardoso o município de Bonito possui na pecuária de corte e leite atividades relevantes, o que justifica um curso desta importância, pois vai de encontro com os objetivos e metas do projeto, que são a melhoria da qualidade das pastagens, do rebanho, com aumento da produtividade e consequentemente da renda do produtor, que passa a diversificá-la, de forma sustentável sem agredir o meio ambiente.


No sistema silvipastoril, um tipo de sistema agroflorestal (SAF), forrageiras, lavouras de grãos animais e árvores podem ser cultivados, simultaneamente, na mesma unidade de área.


Em Bonito, o GEF Rio Formoso que é um projeto de recuperação, conservação e aumento da biodiversidade na bacia hidrográfica do Rio Formoso, já começou a implantar em algumas pequenas propriedades os SAF's.


De acordo com o engenheiro agrônomo da Agraer e coordenador técnico local do Projeto, Airton Garcez, a iniciativa permite recuperar áreas degradadas sem deixar de lado a geração de renda do produtor. "Com a implantação dos SAF's é possível verificar que o uso racional do espaço e dos recursos naturais podem garantir a melhoria de renda nas propriedades", observa Garcez.


Esta é mais uma etapa da fase de capacitação dos técnicos, já que a intenção do GEF Rio Formoso é implantar até 2008 sistemas de arborização de pastagens e lavouras nas áreas de intervenção do Projeto, e capacitar profissionais da região para implantá-los em outros lugares.


 A iniciativa, que prevê arborização em faixas nas áreas agrícolas, pretende ainda incentivar o plantio de árvores no meio de pastagens, o que garante madeira para uso local e para comercialização, podendo também servir como quebra-vento, contenção e infiltração de água no solo, evitando os processos erosivos que afetam atualmente muitas bacias hidrográficas dos Cerrados brasileiros, entre as quais a Bacia do Rio Formoso.


Utilizar estes sistemas é uma forma de contribuir para a diversidade de animais silvestres, além de melhorar as condições ambientais tanto para os seres humanos, quanto para os animais domésticos, que terão sombra no verão e proteção contra os ventos frios do inverno.


O curso de atualização técnica em arborização de pastagens e cultivos será realizado no Instituto de Ensino Superior da Funlec, em Bonito (MS) das 8:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Polícia Civil de Aquidauana investiga furto de R$ 16 mil em chácara na estrada Três Barras

2
Anastácio

Homem sai por 20 minutos e tem residência invadida por ladrão

3
Policial

Homem é preso após perseguir ex mulher com faca e ameaçar matar a sogra em Aquidauana

4
Anastácio

PRF desconfia de nervosismo de condutor e recupera caminhonete de luxo clonada

Vídeos

Ministro do Turismo lança em Bonito programa para geração de empregos e renda no MS

Com atrações tradicionais e elenco de programa de TV, circo é atração para família

Bombeiros resgatam gatinhos presos no motor de veículo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max34

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min18 max34

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,75m
Miranda
2,74m
Paraguai
3,91m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Tenho...

Fausto Matogrosso

O Brasil diante do mundo

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EDUCAÇÃO, QUEM PRECISA?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 6

Praça Afonso Pena, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2774
Pesqueiros

Pesqueiro do Barbosa

Distrito de Camisão, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 96157369
Médicos

Sandra M. A. Zurutuza - Pediatra

Manoel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3783
Ver Mais
508110748