A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8508
Turismo

Projeto GEF Rio Formoso promove curso de capacitação em arborização de pastagens e cultivo em Bonito

26 SET 2007 - 09h02min
assessoria de comunicação

Entre os dias 25 e 27 de setembro o Projeto GEF Rio Formoso promove, em Bonito (MS), o curso de atualização técnica em arborização de pastagens e cultivos. O evento deve reunir aproximadamente 30 pessoas entre produtores rurais e técnicos da Agraer, Embrapa, Ong's, entre outros.


Para ministrar o curso foram convidados dois técnicos da Embrapa Florestas (Curitiba - PR), o engenheiro-agrônomo Vanderley Porfírio e o engenheiro-florestal Amilton Baggio.


O evento tem por objetivo divulgar experiências em sistemas silvipastoris, capacitando os participantes para a transformação de pastagens e cultivos convencionais desprovidos de biodiversidade e proteção florestal em sistemas arborizados.


Segundo o engenheiro-agrônomo da Agraer e coordenador do componente "Desenvolvimento de atividades sustentáveis" do GEF Rio Formoso, Sandro Cardoso o município de Bonito possui na pecuária de corte e leite atividades relevantes, o que justifica um curso desta importância, pois vai de encontro com os objetivos e metas do projeto, que são a melhoria da qualidade das pastagens, do rebanho, com aumento da produtividade e consequentemente da renda do produtor, que passa a diversificá-la, de forma sustentável sem agredir o meio ambiente.


No sistema silvipastoril, um tipo de sistema agroflorestal (SAF), forrageiras, lavouras de grãos animais e árvores podem ser cultivados, simultaneamente, na mesma unidade de área.


Em Bonito, o GEF Rio Formoso que é um projeto de recuperação, conservação e aumento da biodiversidade na bacia hidrográfica do Rio Formoso, já começou a implantar em algumas pequenas propriedades os SAF's.


De acordo com o engenheiro agrônomo da Agraer e coordenador técnico local do Projeto, Airton Garcez, a iniciativa permite recuperar áreas degradadas sem deixar de lado a geração de renda do produtor. "Com a implantação dos SAF's é possível verificar que o uso racional do espaço e dos recursos naturais podem garantir a melhoria de renda nas propriedades", observa Garcez.


Esta é mais uma etapa da fase de capacitação dos técnicos, já que a intenção do GEF Rio Formoso é implantar até 2008 sistemas de arborização de pastagens e lavouras nas áreas de intervenção do Projeto, e capacitar profissionais da região para implantá-los em outros lugares.


 A iniciativa, que prevê arborização em faixas nas áreas agrícolas, pretende ainda incentivar o plantio de árvores no meio de pastagens, o que garante madeira para uso local e para comercialização, podendo também servir como quebra-vento, contenção e infiltração de água no solo, evitando os processos erosivos que afetam atualmente muitas bacias hidrográficas dos Cerrados brasileiros, entre as quais a Bacia do Rio Formoso.


Utilizar estes sistemas é uma forma de contribuir para a diversidade de animais silvestres, além de melhorar as condições ambientais tanto para os seres humanos, quanto para os animais domésticos, que terão sombra no verão e proteção contra os ventos frios do inverno.


O curso de atualização técnica em arborização de pastagens e cultivos será realizado no Instituto de Ensino Superior da Funlec, em Bonito (MS) das 8:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Dono de motel em Aquidauana é preso com fuzil e munições na Vila Paraíso

2
Aquidauana

Motociclista fica ferido ao perder controle e cair em Aquidauana

3
Anastácio

Conselheira tutelar e filho são presos por tráfico de drogas em Anastácio

4
Aquidauana

Jovem de 23 anos é preso com maconha perto de posto de saúde em Aquidauana

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max29

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min23 max29

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aqui...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Rufo Antonio da Silva - Endocrinologista

Rua Jose Bonifácio, 634 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4764
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Sorvetes Italiano Chocobom

Rua Estevão Alves Corrêa, Barrakech - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6875
Médicos

Roberto Trindade - Ginecologista

Rua Duque de Caxias, 657 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3727
Ver Mais
508110867
SERIEMA FIXO