A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8494
Turismo

Restauração do prédio Wanderley & Baís foi entregue ontem

19 SET 2007 - 07h56min
corumba on line

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Corumbá entregaram nesta terça-feira, às 15h, a obra de restauração do telhado e da fachada do prédio Wanderley & Baís, um dos mais expressivos casarões que integra o conjunto arquitetônico da cidade.


O investimento de R$ 192 mil, com recursos do Programa Monumenta, por meio de convênio com a Prefeitura de Corumbá, possibilitou a implantação do Museu de História do Pantanal (Muhpan), em fase final de montagem, sob a gestão da Fundação Barbosa Rodrigues (FBR).


Construído em 1876, o Wanderley & Baís funcionou como um dos principais armazéns do Porto Geral e foi sede da 14ª agência do Banco do Brasil, instalada em Corumbá em 1916. O prédio pertence ao município e foi cedido para instalação do museu.


O Museu
Em fase final de instalação, o Museu de História do Pantanal contará a ocupação da região por oito mil anos, reunindo no rico acervo material doado que data da pré-história ao período pré-colonial, da Guerra do Paraguai, cerâmicas indígenas e peças arqueológicas, além de fotografias, cartografias e documentos que registram a colonização da fronteira.


O objetivo é proporcionar ao visitante uma viagem ao passado. O tema de uma de suas salas são os 10 pantanais, representados por painéis pelo chão mostrando a beleza da fauna e flora. Acervos fotográficos, peças arqueológicas, peças de cerâmicas e telas pintadas por artistas da região, também estarão expostos.


"Temos um espaço reservado somente para acervos doados pela comunidade, fotos, objetos de época, tudo que possa ajudar a contar a história do homem pantaneiro. Estamos aceitando doações, queremos que a comunidade participe e contribua conosco", destaca o arquiteto responsável pela obra, Nivaldo Vitorino.


A característica mais marcante do museu é contraste entre o novo e o antigo. Um mesclado entre antiguidade e tecnologia. Ele divide-se em duas etapas, antes e depois da chegada dos colonizadores europeus.


Para destacar essa transição, o arquiteto explica que foi construída uma sala de projeção de vídeo arte para dividir esse dois momentos, representando o encontro da população nativa indígena e os colonizadores europeus do século 18. Mostra ainda a receptividade dos índios xaraes e a ganância dos colonizadores.


O passeio pelo museu termina em mais uma sala de projeções. "É uma sala de reflexão, que proporciona as pessoas um estado de contemplação. É exibido um filme de oito minutos, que mostra as águas do Pantanal, que é a maior riqueza desse lugar", explica o arquiteto.


A montagem do museu custará R$ 5 milhões e foi viabilizada por meio da Lei Rouanet, que concede benefícios fiscais a empresas que financiam atividades culturais. O trabalho é patrocinado pela Petrobras e pelo Grupo Votorantin, com supervisão do Iphan, gestão da Fundação Barbosa Rodrigues e parceria da Prefeitura de Corumbá.


"Foi um ano e meio deste a primeira idéia até a conclusão do trabalho. Não tivemos muitas dificuldades, pois o povo do Pantanal entendeu a importância desse museu e nos deu muito apoio", afirma Nivaldo.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Mulher e adolescente são flagrados com pasta base de cocaína em Aquidauana

2
Aquidauana

Pista no entorno do Ginásio Poliesportivo de Aquidauana é alvo de vândalos

3
Aquidauana

Jornal O Pantaneiro disponibiliza canal para denúncias e sugestões

4
Esportes

Aquidauanense perde por 3 a 1 para o Corumbaense no Arthur Marinho

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min21 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aqui...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Pantanal

Nhecolândia, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8312 / 998 www.fazendapantanal.com.br
Auto Posto

Auto Posto WA I

Rua 07 de Setembro, 1195 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Bancos

Banco Itaú

Rua Estevão Alves Corrêa, 579 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3796 / 324 www.itau.com.br
Ver Mais
508110643