A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de abril de 2019
Anuncie Aqui
9078
Turismo

Sebrae e Ministério do Turismo destinam recursos ao setor

28 SET 2007 - 14h03min
assessoria de comunicação

O Sebrae e o Ministério do Turismo (MTur) assinaram acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de um conjunto de ações para o turismo brasileiro, com foco nas micro e pequenas empresas. A parceria, firmada nesta quinta-feira, dia 27 de setembro, quando se comemora o Dia Mundial do Turismo, também contará com a participação do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).


As diretrizes do acordo têm como base o Plano Nacional de Turismo 2007/2010 e pretendem valer-se dessa atividade econômica como indutora de inclusão social no País. Com previsão de duração de dois anos e possibilidade de renovação por igual período, o acordo terá investimentos de quase R$ 21,5 milhões - metade do Ministério do Turismo e a outra parte do Sebrae.


O acordo foi assinado pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, pela presidente da Embratur, Jeanine Pires, pelo presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e pelo diretor-técnico do Sebrae, Luiz Carlos Barboza. Também participaram da cerimônia o secretário-executivo do MTur, Luiz Barretto, o secretário de Programas e Desenvolvimento do Turismo, Evaldo José, o secretário de Políticas do Ministério, Airton Pereira, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, e o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo - Comércio e Serviços da Instituição, Ricardo Guedes, acompanhado de sua equipe.


Dentro do acordo haverá o estímulo à adoção de boas e melhores práticas de gestão e operação, o fortalecimento da atuação dos gestores regionais e dos empreendedores, a divulgação de experiências bem-sucedidas e a organização de viagens com operadores de turismo e agentes de viagens para apresentar destinos turísticos.


Outro ponto do acordo será a integração de arranjos produtivos interestaduais, a exemplo do que acontece entre o Maranhão, com os Lençóis Maranhenses, Ceará, com Jericoacoara, e Piauí, com o Vale do Parnaíba. Trata-se de um roteiro turístico integrado que tem apoio do Sebrae.


A parceria investirá no desenvolvimento de um banco de dados do setor e na produção do Guia do Empreendedor do Turismo, entre várias outras iniciativas. A colaboração entre Sebrae e MTur também pensou na questão ambiental e promoverá o fortalecimento da sustentabilidade no entorno das áreas de preservação e dos parques nacionais.


Articulação nos estados


Ao falar sobre a importância do acordo, Marta Suplicy elogiou a capilaridade do Sebrae e o resultado de suas ações no Brasil inteiro. "O Sebrae tem sido um parceiro excepcional do Ministério e dos brasileiros", disse. "Esse convênio é direcionado a todas as atividades em que o Sebrae costuma atuar, e produzirá resultado muito grande no produto final que o turismo pode atingir", afirmou a ministra.


"Essa parceria é extraordinária porque, a partir da articulação do Ministério, com seus desdobramentos nos estados, se conseguirá unir mais parceiros para capacitar os empresários que operam em toda a extensão do turismo", disse o presidente Paulo Okamotto. "O acordo permitirá que esses empresários obtenham mais qualidade em seus negócios e que os serviços oferecidos pelas micro e pequenas empresas, grande maioria das que atuam no setor, atraiam cada vez mais turistas não só do Brasil como do exterior", disse Okamotto.


"As ações que iremos realizar por meio deste acordo envolvem aspectos importantes para o setor de turismo, como a capacitação, a qualidade dos serviços, as normas a serem seguidas e a busca por melhores práticas", explicou o diretor Luiz Carlos Barboza.


O acordo de cooperação técnica dá continuidade ao trabalho conjunto iniciado entre o Sebrae e o MTur em 2004. Durante três anos e meio, a parceria permitiu o investimento de cerca de R$ 8 milhões no turismo brasileiro. O gerente Ricardo Guedes destaca a importância social do acordo, que prevê a interiorização do turismo nos estados brasileiros.


Com o apoio de um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), chegou-se a 65 destinos em todos os estados brasileiros a serem trabalhados em ações do MTur e seus parceiros. Os roteiros incluem todas as capitais do País e outros municípios.


"O turismo é um setor com enorme possibilidade de ascensão social e abrange uma vasta cadeia com 52 subsetores, como bares, restaurantes, cultura e comércio, e se ramifica em várias áreas, como o turismo ecológico, o religioso, o rural e o de aventura", ressaltou Ricardo Guedes.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Morre aos 32 anos Jaqueline Santana, vítima de câncer na coluna

2
Aquidauana

Casal embriagado causa confusão e PM e Conselho Tutelar são acionados

3
Policial

Fingindo simpatia, homem puxa adolescentes na rua e as beija à força

4
Aquidauana

Homem ameaça matar outro com faca de açougueiro e é preso em Aquidauana

Vídeos

Com festa, Prefeitura e Governo do Estado reabrem ginásio de Aquidauana

Revitalização do Poliesportivo de Aquidauana

Identificadas vítimas de acidente entre carros na BR-262

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
5,32m
Miranda
6,66m
Aquidauana
3,17m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Parece...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AQUIDAUANA INTELIGENTE, HUMANA E SUSTENTÁVEL

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: UM ENCONTRO ENCANTADO - OS QOM

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Candido Mariano

Rua Candido Mariano, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3472
Restaurantes

Churrascaria e lanchonete Laçador II

Pedroso Alagues, s/n BR 262 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 0300
Advocacia

Gustavo Pellicioni

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 415 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4900 / 324
Ver Mais
508110613