A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
06 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Turismo

UNIDERP e CAPES promovem Seminário Internacional em Meio Ambiente

29 AGO 2007 - 08h33min
da redação

A Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação promovem, nesta semana, o 1º Seminário Internacional em Meio Ambiente, com o tema Biodiversidade, Sociedade e Desenvolvimento Sustentável. O evento será realizado no auditório do bloco V, no campus I da Universidade, nesta quinta (30) e sexta-feira (31).


O evento visa debater o desenvolvimento de tecnologias ambientais que permitam uma melhor integração entre a sociedade, a indústria e o meio ambiente, além de apresentar soluções para a preservação e conscientização ecológica.


"A UNIDERP tem como estratégia de defesa do meio ambiente, interagir com a sociedade, atendendo demandas de forma compromissada com a manutenção da qualidade de vida, e ainda, em cooperação com o poder público e entidades privadas, desenvolver projetos voltados à preservação do Pantanal, e implementar pesquisas que ampliem o conhecimento da flora e fauna local, bem como dos comportamentos, hábitos e cultura do homem pantaneiro", justifica o reitor da UNIDERP, Pedro Chaves dos Santos Filho.


Programação - No dia 30, das 7h30 às 8h30, serão realizadas as inscrições e a entrega de materiais no bloco V, campus I da UNIDERP. Das 8h30 às 9h, acontece a solenidade de abertura e em seguida o p residente da CAPES, Prof. Dr. Jorge Almeida Guimarães, ministra a palestra Os Desafios da Pesquisa na Região do Pantanal. Das 9h50 às 10h40, Lorivaldo Antônio de Paula (assessor técnico da Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos/SUPEMA) fala sobre Políticas Ambientais e Desenvolvimento Regional.


Das 11h às 12h30, está prevista a mesa-redonda As Novas Fronteiras nas Questões Ambientais, que será moderada pela Profa. Dra. Mercedes Abid Mercante (UNIDERP) e contará com os participantes Prof. Dr. Fábio Scarano (UFRJ), Prof. Dr. Waldir Mantovani (USP) e Dr. Juan Pelajio Gimenez (Secretaria de Meio Ambiente do Paraguay).


No período da tarde, das 14h às 14h50, o tema discutido será Aquecimento Global e Impacto Sócio-Ambiental: Soluções, pelo Prof. M.Sc. Gilvan Sampaio (INPE). Está prevista também a 3ª Conferência Nacional de Meio Ambiente , com a Dra. Lúcia Maria Paixão Aragão (MMA). Das 14h50 às 15h40, o Prof. Dr. Arnaldo Yoso Sakamoto (UFMS), explana sobre Preservação de Recursos Hídricos.


Das 16h às 18h, será realizada a mesa-redonda Alternativas de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, moderada pela Profa. M.Sc. Maria Aparecida Martins Alves (UEMS). Participam da atividade Dr. José Felipe Ribeiro (Embrapa), Prof. Dr. José Sabino (UNIDERP) e Prof. Dr. Ademir Kleber Morbeck de Oliveira (UNIDERP).


No dia 31 de agosto, das 8h30 às 9h20, a o Prof. Dr. Álvaro Banducci Júnior (Fundect) ministra a palestra Políticas de Fomento para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Meio Ambiente. Das 9h20 às 10h10, o tema Agricultura e Desenvolvimento Sustentável será debatido pelo Dr. Alexandre Barcellos (Embrapa Cerrados).


Das 10h30 às 12h, está prevista a mesa-redonda Sociedade e Qualidade de Vida. A atividade será moderada pelo Prof. Dr. Sebastião Serqueira (Unaes) e participam Profa. Dra. Rosana Siqueira Bertucci (UNIDERP), Profa. Dra. Albana Xavier Nogueira (UNIDERP) e Profa. Dra. Vânia Lúcia Brandão Nunes (UNIDERP).


Às 12h, acontece o encerramento com a vice-reitora da UNIDERP, professora Leocádia Aglaé Petry Leme. Durante todo o evento estão previstas exposições de painéis.


O 1º Seminário Internacional em Meio Ambiente conta também com o apoio da Fundação Manoel de Barros (FMB), CNPq, FUNDECT e FINEP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3348-8098 ou 3348-8023.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Paciente de 42 anos é novo caso de coronavírus em Aquidauana

2
Policial

Fiscalização resulta em 12 veículos recolhidos em Aquidauana e Anastácio

3
Policial

Polícia investiga se jovem morta após sequestro foi vítima de facção criminosa

4
Policial

DOF apreende três caminhões boiadeiros carregados com mais de três toneladas de maconha

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,49m
Miranda
2,97m
Paraguai
1,93m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Uma...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O QUE..."

Robinson L Araujo

A VIVÊNCIA FAMILIAR EM TEMPOS DE QUARENTENA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Elétrica/Oficinas

Auto eletrica Cruzeiro

Manoel Antonio Paes de Barros, 790 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3228
Pax

Pax Universal - Serviços Póstumos Ltda.

Rua XV de Agosto, 412 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4088 / 324
Disk Mensagem

Sedução - Disk Mensagem e Cestas Café

Rua Augusto Mascarenhas, 625 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) - 3241-3304 / 3
Ver Mais