A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de Agosto de 2017
Anuncie Aqui
8463

UFGD e Comando Militar do Oeste assinam acordo de cooperação

Por meio de programas de estudos e pesquisas científicas, as duas instituições trabalharão juntas pelo desenvolvimento da região

16 SET 2016 - 13h00min
Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas - ACS/UFGD
Na última terça-feira (13), a Reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), representada pelos professores doutores Liane Maria Calarge e Marcio Eduardo de Barros, e o Comandante Geral do Comando Militar do Oeste (CMO), General Paulo Humberto Cesar de Oliveira, estiveram no Forte de Coimbra, na cidade de Corumbá, para assinar um Acordo de Cooperação com a finalidade de conservação de patrimônio histórico-cultural e o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na Área Militar do Forte de Coimbra.
 
Com a assinatura do acordo, será possível, tanto para o CMO quanto para a Universidade, desenvolver ações educacionais em conjunto e capacitar mão de obra, tendo, como foco, a preservação ambiental e a memória histórica do Brasil.
 
Além de toda riqueza cultural do Forte de Coimbra essa parceria visa promover o desenvolvimento do turismo na região de forma integrada e sustentável, estimulando a valorização e proteção do patrimônio e, também, de todo ambiente. ?Com esse projeto, queremos mostrar para o Brasil o quanto esse lugar é importante. O conhecimento é que vai manter toda essa estrutura. Primeiro vamos conversar com a comunidade, entender o que ela precisa e como podemos ajudar com as nossas pesquisas?, disse a Reitora.
 
O Comandante do CMO explicou que o Exército continua tomando conta da região como uma grande Base de apoio, mas, a partir dessa assinatura do Acordo de Cooperação, toda a estrutura do Forte Coimbra fica à disposição da Universidade e de seus pesquisadores. ?Com os trabalhos da Universidade, o Forte de Coimbra pode se tornar um ponto de desenvolvimento em diversas áreas. É uma região muito fértil para os diferentes campos da pesquisa científica?, finalizou o General.
 
O Acordo de Cooperação é importante para desenvolvimento de projetos em parceria com outras Universidades que tenham interesse, nas mais diversas áreas de conhecimento.
 
A visita contou ainda com o comandante da 3ª Companhia de Fronteira - Forte Coimbra, Major Geraldo Bessa de Abreu Filho, os técnicos-administrativos da UFGD Vagno Nunes de Oliveira, gestor do Acordo de Cooperação, e Cláudio César Koch, responsável pela Divisão de Bases de Estudos, da PROEX.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem de 29 anos é esfaqueado na rua dos Ferroviários, no bairro Alto

2
Policial

Pet shop no Centro de Aquidauana é arrombado na madrugada

3
Aquidauana

Em Aquidauana, bandidos furtam boi de 400 kg e deixam apenas o couro

4
Educação

Senac EAD tem inscrições abertas em Aquidauana

Vídeos

Indígenas fecham BR-262, acesso a Taunay

3º Desafio Mountain Bike - Piraputanga MS

18 Festival de Inverno de Bonito

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,30m
Miranda
2,12m
Paraguai
4,24m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

Imposto Territorial Rural de 2017: muda o ano, os probl...

Valdemir Gomes

Tamanduá...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Aquidauana...quais caminhos percorrerá?

Ver Mais Colunas
481710553