X

Depressão na adolescência pode levar a problemas de saúde mental mais tarde

Compartilhe:

A-

A+

Adolescentes que apresentam sintomas de depressão correm mais risco de ter problemas de saúde mental mais tarde, segundo estudo da Universidade de Columbia, nos EUA. Avaliando 750 pessoas, os pesquisadores descobriram que ansiedade, depressão severa e transtornos alimentares eram mais comuns em pessoas com idades entre 20 e 30 anos que já haviam sofrido depressão menor na adolescência.


A pesquisa incluiu entrevistas dos participantes quando tinham entre 14 e 16 anos, e na idade adulta. E as análises indicaram que aqueles que apresentaram depressão menor na adolescência - 8% dos participantes - tinham, na idade adulta, duas vezes e meia mais chances de ter agorafobia, ansiedade e transtorno obsessivo compulsivo, além de três vezes maior risco de anorexia ou bulimia.


Baseados nos resultados, os pesquisadores defendem políticas públicas e iniciativas da sociedade para assegurar que professores, assistentes sociais, entre outros profissionais, saibam identificar os sinais de depressão na criança, para que o problema possa ser resolvido antes do momento crítico. Sintomas como tristeza, perda de interesse em atividades antes prazerosas, problemas de sono e falta de concentração por pelo menos duas semanas devem ser considerados por pais e profissionais de saúde.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

SEGURANÇA PÚBLICA

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Recomeço

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo