Seleção menos badalada do grupo D, apontado como o da "morte" na Copa do Mundo, a Costa Rica protagonizou a primeira zebra da competição este ano e bateu o Uruguai por 3 a 1 na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), neste sábado (14).
Bicampeões mundiais, os uruguaios não puderam contar com o seu principal jogador, Luis Suárez, que realizou cirurgia há apenas 23 dias e foi opção no banco de reservas. Apesar disso, abriram o placar cedo, aos 23 minutos da etapa inicial, com Cavani, outro destaque da equipe, cobrando pênalti bem marcado pelo árbitro alemão Felix Brych, que enxergou o puxão de Díaz sobre o zagueiro Lugano.
No segundo tempo, o panorama da partida mudou totalmente em apenas 12 minutos. Aos nove, Campbell aproveitou a bola alçada na área e, livre, fuzilou de esquerda para deixar tudo igual. Três minutos depois, Oscar Duarte acertou um belo peixinho e marcou o gol da virada dos costa-riquenhos. O técnico da Celeste, Óscar Tabárez, até tentou mudar o panorama do confronto, promovendo as entradas de Lodeiro e Abel Hernández. No entanto, a Costa Rica seguiu levando perigo e marcou o terceiro aos 39, em finalização precisa e quase sem ângulo de Ureña, que havia acabado de entrar no jogo.
Para seguir vivo na Copa do Mundo e manter o sonho de um novo "Maracanazo", repetindo a Copa do Mundo de 1950, o Uruguai vai precisar de uma vitória diante da Inglaterra na próxima quinta-feira (19), às 15 horas (de MS), na Arena Corinthians. O desafio da Costa Rica será contra a Itália, sexta-feira (20), às 12 horas (de MS), na Arena Pernambuco.