X
Campanha

Começa hoje (1º de maio) a vacinação contra aftosa para produtores rurais do Pantanal

Em caso de enchente nas propriedades rurais, a retirada dos animais deve ser requerida junto ao Iagro

Compartilhe:

A-

A+

A vacinação contra a febre aftosa começa oficialmente em Mato Grosso do Sul neste dia 1° de maio, para os pecuaristas das regiões do Pantanal, Planalto e Fronteira. A previsão do governo do Estado é de imunizar 21 milhões de animais entre bovinos e bubalinos nesta campanha.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o pecuarista que descumprir a medida estará sujeito a autuação e multa, cujo valor varia conforme as regras de cada estado da Federação.

Auditores fiscais do ministério acompanham a cobertura vacinal, verificando, a partir de amostras de sangue, se os animais estão sendo realmente imunizados. Além dessa coleta, os ficais deverão conferir a declaração de vacinação e nota fiscal de compra apresentadas pelos produtores.

Rebanho de MS

Os proprietários da região do Pantanal que optarem pela vacinação de todo o rebanho em maio, deverão vacinar de 1º de maio a 15 de junho e o registro de 1º de maio até 2 de julho. No Planalto e na Fronteira a vacinação acontecerá de 1º a 31 de maio, e o registro deve ser feito de 1º de maio a 15 de junho.

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) orienta os produtores da região do Pantanal que em caso de enchente na propriedade, a retirada dos animais deve ser requerida junto ao órgão. Caso o destino seja informado previamente, será feita a emissão de GTA, caso não informe o local o serviço oficial deve controlar e acompanhar a movimentação dos animais.

*Com informações do Iagro e Canal Rural.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo