X

MILHO 2ª SAFRA

Colheita de milho avança com previsão de supersafra em MS

Volume de 9,5 milhões de hectares foi revisado para 10,1 milhões

Compartilhe:

A-

A+

Os agricultores de Mato Grosso do Sul devem colher uma supersafra de milho, no ciclo 2018/2019. A informação foi divulgada pela Associação de Produtores de Soja (Aprosoja/MS) na sexta-feira (28), ao apresentar a revisão da estimativa de colheita que inicialmente foi de 9,5 milhões de toneladas e aumentou para 10,1 milhões.

A colheita iniciada no começo de junho registra 7% do total plantado, com destaque para região Norte, com 11%, enquanto que o Sul o índice atinge 5,2% e o Centro obteve 4,6%.

Sobre a região Sudoeste, na qual estão incluídos os municípios de: Maracaju, Jardim, Bonito, Nioaque, Bela Vista, Miranda, Caracol, Bodoquena, Guia Lopes da Laguna e Porto Murtinho, o desenvolvimento da cultura está dentro das expectativas, apesar da falta de chuva.

Na avaliação do presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke, os resultados registrados até o momento são positivos e destaca o ganho de produtividade.

"Estamos com mais de 7% do milho colhido e os resultados estão acima de nossas expectativas. Por exemplo, em algumas regiões, a produtividade chegou a 110 sacas por hectare. Mesmo considerando a redução deste número em outras lavouras, o crescimento será de 13% em relação à safra passada", explica.

O monitoramento do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), aponta que até a última semana de junho 109.326 hectares foram colhidos. A produtividade de saca por hectare aumentou de 78 sacas por hectare para 88 sacas, representando 13% de crescimento.

A área plantada também cresceu passando de 1,814 milhão de hectares na safra 2017/2018 para 1,918 milhão de hectares, na atual.

COMERCIALIZAÇÃO

Na última semana de junho (17 a 24), o preço médio da saca de 60 kg no Estado registrou queda de 3,82% e encerrando o período negociado a R$ 28,31 reais.

O melhor preço foi identificado na praça de Maracaju, onde a saca do milho foi cotada a R$ 28 reais. Conforme análise do Departamento Técnico da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), as cotações do mercado interno refletem a queda na cotação do dólar.

 

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Anastácio entrega computadores e amplia acesso à tecnologia nas escolas

Educação

Anastácio entrega computadores e amplia acesso à tecnologia nas escolas

Equipamentos foram comprados com recursos próprios do município; Escola Jardim Independência terá sala de informática

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 32 vagas de emprego nesta terça

OPORTUNIDADES

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 32 vagas de emprego nesta terça

Oportunidades contemplam vagas locais e regionais; atendimento ocorre das 07h às 13h

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo