X

Conab

Produção brasileira de grãos deve atingir 299,27 milhões de toneladas

Número representa queda de 6,4% em relação à safra passada

Compartilhe:

A-

A+

O volume da produção brasileira de grãos deverá atingir 299,27 milhões de toneladas na safra 2023/2024, sendo que o montante representa um decréscimo de 6,4% ou 20,54 milhões de toneladas a menos em relação ao ciclo anterior, porém ainda posiciona esta safra como a segunda maior já colhida no país. 

Os dados constam no 10º levantamento de grãos, divulgado nesta quinta-feira (11), pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

De acordo com a estimativa publicada pelo Campo Grande News, a pesquisa de campo, realizada no final de junho, indica uma variação positiva de 0,6% ou 1,72 milhão de toneladas em relação à pesquisa do mês anterior. 

O motivo foi o avanço da colheita das principais culturas, indicando recuperação na produção, sobretudo no milho segunda safra, gergelim e arroz. Por outro lado, houve redução no milho primeira safra, feijão, trigo, algodão e soja.

A quebra observada em relação ao ciclo passado, de acordo com o levantamento, deve-se sobretudo à intensidade do fenômeno El Niño, que nesta safra teve influência negativa no comportamento climático desde o início do plantio, chegando inclusive às fases de reprodução das lavouras de primeira safra plantadas até o final de outubro, nas principais regiões produtoras do país.

Produção de soja caiu

Com relação à soja, a estimativa de produção é de 147,34 milhões de toneladas, uma redução de 4,7% ou 7,27 milhões de toneladas sobre a safra anterior, com a colheita finalizada.

Nesse resultado, destacam-se os estados de Mato Grosso, maior produtor de soja do país, com 39,34 milhões de toneladas, e Bahia, com a maior produtividade, com 3.780 kg/ha. Já o milho tem produção estimada em 115,86 milhões de toneladas, incluindo as três safras.

O volume é 12,2% ou 16,03 milhões de toneladas abaixo da safra 2022/23. O levantamento desta cultura mostra, no entanto, que as condições climáticas vêm favorecendo, com a maioria das lavouras em estágio de desenvolvimento vegetativo e fase reprodutiva.

A área cultivada total no País, com os produtos analisados, apresenta acréscimo de 1,5%, o que corresponde a 1,21 milhão de hectares a mais em relação à safra passada. Os maiores crescimentos são observados na soja, com 1,94 milhão de hectares, seguido do gergelim, algodão, sorgo, feijão e arroz. Já o milho total teve redução de 1,41 milhão de hectares, acompanhado pelo trigo e as demais culturas de inverno.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Grade de janela é arrancada durante furto em residência de Aquidauana

Vila São Pedro

Grade de janela é arrancada durante furto em residência de Aquidauana

Moradora percebeu sinais suspeitos ao voltar da igreja; caso está sob investigação

Interdição na ponte do Rio Paraguai começa às 17h desta quarta-feira

TRÂNSITO

Interdição na ponte do Rio Paraguai começa às 17h desta quarta-feira

Bloqueio segue até quinta-feira, com previsão de término às 12h; concretagem faz parte das obras de recuperação estrutural

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo