25 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Agronegócio

Aprosoja/MS atualiza dados da safra e destaca o potencial da região Sudoeste

Área dedicada à soja em dois anos passou de 5 mil para 20 mil hectares, afirma prefeito de Ivinhema

27 OUT 2018 - 12h00min
Aprosoja

A soja é mais uma alternativa para dinamizar a economia da região Sudoeste de Mato Grosso do Sul. Ivinhema, por exemplo, avançou significativamente a área dedicada ao grão e tem atraído agricultores de várias regiões brasileiras. A afirmação do presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), Juliano Schmaedecke, aconteceu durante o Circuito Aprosoja/MS, nesta sexta-feira (26), no Sindicato Rural de Ivinhema.

Central Pax_10

O valor do alqueire em Ivinhema, segundo o Sindicato Rural, passou de R$ 4 mil, para R$ 60 mil no período de 20 anos. “Essa valorização das terras mostra potencial produtivo da região”, afirma o presidente da Aprosoja/MS.

Segundo prefeito de Ivinhema, Éder Uilson França Lima, devido a fertilidade do solo, o município pulou de cinco para 20 mil hectares na área dedicada ao cultivo da soja, no período de dois anos. “Por meio da Secretaria de Agricultura, estamos nos dedicando à pesquisa, para diversificarmos as culturas, dividindo o foco com a cana-de-açúcar, carro chefe do município”, pontua.

Nesses dois anos Ivinhema atraiu agricultores de estados como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e de municípios vizinhos, como Naviraí. “Somos um polo em diversas culturas. Tornamo-nos os maiores produtores de mandioca de MS, temos plantações de café, hortifrúti, cana-de-açúcar, suínos, aves, áreas de bovinocultura de corte e agora crescendo no cultivo de soja e milho. Temos a terra produtiva como diferencial e isso valorizou muito as terras da região”, destaca a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema, Edy Elaine Biondo Tarrafel.

Plantio e Comercialização da soja

O plantio da oleaginosa em Ivinhema acompanha a média estadual e já ultrapassa os 70% do total da área. Mato Grosso do Sul está com 72% do plantio concluído, segundo dados divulgados pelo presidente da Aprosoja/MS, durante o Circuito Aprosoja. A média é 12,3% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

Do total dos grãos estimados para a safra 2018/2019, cerca de 27% já foram negociados, de acordo com a Granos Corretora. No ciclo passado, neste mesmo período, o volume comercializado era de 26,86%. Quanto a safra 2017/18, cerca de 91% está vendida.

Circuito Aprosoja/MS

O Circuito Aprosoja/MS é um evento de atualização para produtores rurais e estudantes do setor. A ação percorre Mato Grosso do Sul levando palestras com informações relevantes, sob a finalidade de influenciar positivamente da porteira para dentro.

Nesta quinta e sexta-feira o Circuito aconteceu no Sindicato Rural de Maracaju e Sindicato Rural de Ivinhema, respectivamente. O palestrante Murilo Paschoal, da Safras & Cifras, tratou da longevidade nas empresas rurais e familiares. Já Marcia Barbieri, do Grupo Agros, ministrou a palestra “Desafios da porteira para dentro: Como maximizar os resultados?”.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Após tempestade na madrugada, chuvas e ventos fortes continuam

2
Aquidauana

Caminhonete capota na BR-262 após atropelar tamanduá

3
Geral

Em Campo Grande, homem é atacado por jacaré no Lago do Amor

4
Turismo

Camisão ganha primeira vinícola de MS e prova que Pantanal também pode ser produtor de vinho

Informe Publicitário

Informe

Comtel é a única empresa de MS em evento internacional

Previsão do Tempo

min22 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nas...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Escolas

Auto Escola Ativa

Rua Theodoro Rondon, 595 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8282
Escolas de Línguas

Escola Inglês e Espanhol - CCAA

Rua 7 de setembro, 1225 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5699
Confecções

Rocha Forte

Rua Duque de Caxias, 791 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-4801
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo