05 de agosto de 2021
Anuncie Aqui
Investimento

Aquidauana atende pequenos produtores com implementos e trator em Cipolândia e Indaiá

Prefeitura de Aquidauana mantém uma parceria com os Indaiás, auxiliando na manutenção do trator e implementos agrícolas

12 MAI 2021 - 10h03min
Assessoria

O prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro (PSDB), nessa terça-feira (11), cumpriu agenda no Assentamento Indaiá III e no Distrito de Cipolândia, acompanhado dos vereadores Nilson Pontim, Humberto Torres e Éverton Romero e da primeira-dama Maria Eliza, para entregarem implementos agrícolas e um trator para fomentar a produção e auxiliar os agricultores familiares.

Delivery Amorim_02

No Distrito de Cipolândia, foi entregue um trator Massey Ferguson com grade aradora e está para chegar e se entregue um roçadeira, compondo a patrulha agrícola para atender a comunidade produtora do distrito. No distrito, a Secretaria Municipal de Produção também atuará com apoio técnico aos produtores e manutenção na patrulha e orientação das famílias produtoras para se regularizarem e poderem vender para Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Para a Associação de Moradores do Assentamento Indaiá IV foi entregue um conjunto de 04 mancais para a grade aradora da patrulha agrícola que atender os Indaiás. A Prefeitura de Aquidauana mantém uma parceria com os Indaiás, auxiliando na manutenção do trator e implementos agrícolas, contratação de um tratorista para a patrulha agrícola que atende os assentamentos. Também acompanharam a agenda, os secretários municipais Archibald Mac (Obras), Cláudia Souza (Saúde) e Wilsandra Beda (Educação) e a diretora executiva do gabinete, Selma Suleiman.

"Fazemos questão de buscar meios e ajudar quem trabalha, quem produz, quem procura crescer.  Aqui nos Indaiás estamos vendo esse crescimento e vamos captar recursos para comprar mais implementos que ajudem no trabalho no campo. Agradecemos a parceria de cada família produtora, que sol a sol, plantam e colhem, fazem movimentar a agriculta familiar do nosso município. Também, agradeço aos vereadores e a Câmara Municipal por ser parceria nas iniciativas da prefeitura para fomentar a agricultura familiar", pontuou o prefeito Odilon.

O presidente da Associação de Moradores do Assentamento Indaiá IV, Claudinei Barbosa (Zeca), elencou que entre todos os Indaiás há 03 linhas de produção: alimentos (Indaiá IV), com 6 famílias que já vendem para merenda escolar no PNAE e mais 02 famílias que vendem via PAA para o Exército; leite (Indaiá I, II e III); gado de corte (em todos os Indaiás I, II, III e IV). 

"Agradecemos muito o apoio do prefeito, da prefeitura pela Secretaria de Produção, que nos auxiliam na produção dos assentamentos. Este ano já estamos com aproximadamente 1 milhão de abacaxis para colhermos. Temos famílias que já estão expandindo a produção de banana e, com a parceria da prefeitura e a assistência técnica do SENAR, vamos ter um incentivo para ajudar a produção de hortifrútis (manga, limão, goiaba, abacaxi). Aqui a terra é boa e todos estão trabalhando muito para produzir, isso valoriza nossos assentamentos", afirmou o presidente Zeca, do Indaiá.

PRODUÇÃO FORTALECIDA - A secretária municipal de Produção, Naiara Arguelo, que acompanhou as entregas, explicou que a prefeitura, na gestão do prefeito Odilon, tem mantido uma parceria profícua com as famílias produtoras dos Indaiás, gerando, inclusive, aumento de famílias produtoras que vendem para a merenda escolar do município.

"O trabalho e a presença da prefeitura e a Secretaria de Produção perto dos produtores tem dado ótimos resultados. Em 2018, tínhamos apenas 05 famílias produtoras vendendo para a merenda escolar. Em 2019, conseguimos chegar em 11 famílias fornecedoras e, agora, em 2021, já estamos com 21 famílias aptas a fornecer para a merenda escolar. Desde que assumimos a secretaria, ajudar as famílias e motivá-las para vender para a merenda escolar sempre foi um pedido do prefeito, pois, comprando para a merenda escolar gera renda aqui no assentamento, aqui na cidade e, sobretudo, temos excelentes produtos, frescos e de qualidade para a merenda", explicou a secretária Naiara.

Complementando, o prefeito Odilon Ribeiro afirmou que ainda em sua gestão quer ampliar esse número de famílias aptas para vender para a merenda escolar das redes municipal e estadual. "Queremos e estamos investindo, buscando recursos, comprando maquinários e implementos, para ajudar a melhorar e ampliar a produção da agricultura familiar em nossa cidade. Temos um solo rico, gente trabalhadora e podemos crescer muito nesse segmento, as famílias podem aumentar sua renda e termos alimentos saudáveis, frescos, de qualidade e com bom preço no mercado local", pontuou o prefeito.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida em Anastácio

2
Entretenimento

Motoqueiros fazem graça no trânsito e se dão mal; veja o vídeo

3
Aquidauana

Ao se valorizar, Néia prova que é possível emagrecer em qualquer idade

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Genipapo Hotel Fazenda traz um "arraiá" diferente à você!

Previsão do Tempo

min16 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,91m
Miranda
1,67m
Paraguai
0,84m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Pelos...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Polícia Rodoviária Federal - Centro de Treinamento do Centro-Oeste

Rua 7 de setembro, 940 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-7485/3241-
Clubes

Clube do Laço Pantaneiro

Rod Aquidauana-Cera Km 07, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2170
Hotéis

Hotel e Restaurante do Gaúcho

João de Almeida Castro, 186 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6064
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo