X
Agronegócio

Assembleia vai discutir cenário da produção leiteira em MS

Evento vai ocorrer na próxima terça-feira (12), a partir das 13h, no plenário da Casa de Leis

Produção de leite em Mato Grosso do Sul / (Foto: Embrapa Gado de Leite)

A Assembleia Legislativa vai realizar na próxima terça-feira (12), a partir das 13h, uma audiência pública sobre os desafios da “Atividade Leiteira” em Mato Grosso do Sul. O evento irá ocorrer no plenário da Casa de Leis, com a participação de representantes do setor e da sociedade civil.

Proposto pelo deputado Renan Contar (PSL), o evento pretende discutir os problemas e eventuais soluções para o setor, em busca de melhor o cenário da atividade no Estado. Uma das pautas do debate será a “escassez da matéria-prima”, que é anunciado pelos especialistas como um dos pontos para que os produtos não emplaquem em Mato Grosso do Sul.

“O setor leiteiro é estratégico para Mato Grosso do Sul e precisa ser tratado com tal. Temos total condição de avançar e ocupar um espaço de destaque no cenário nacional, considerando que o nosso produtor rural tem caminhado para a profissionalização e tem adotado um perfil empreendedor”, disse o parlamentar.

Outro tema que será discutido é sobre o ICMS cobrado aos pequenos produtos de leite, que reclamaram que o imposto é menor em outros estados, o que atrapalha o escoamento da produção, já que se fixa um custo mais elevado do leite, assim como outros fatores da cadeia produtiva.

Apesar disto, o volume de leite captado pelas indústrias no SIF (Serviço de Inspeção Federal) nos primeiros oito meses do ano (2019) chegou a 113,2 milhões de litros em Mato Grosso do Sul, apresentando crescimento de 1,04% em relação ao mesmo período de 2018, segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esporte

Atletas de 13 municípios brilham nas Paralimpíadas Escolares de MS

As Paraesc são a principal competição de esporte paralímpico em nível escolar no estado, funcionando como seletiva para a etapa nacional

Polícia

Funcionários são presos após furtar R$ 10 mil em produtos em Campo Grande

Suspeitos aproveitavam tanto do acesso ao sistema quanto do deposito para furtar joias, celulares e até vestimentas, itens alimentícios e de perfumaria

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo