X
Agricultura

Colheita do milho segunda safra apresenta 81% das lavouras em boas condições em MS

No panorama estadual, apenas 13% apresentaram condições regulares e 6% condições ruins

Colheita safra do milho / Divulgação

O Boletim Casa Rural de Agricultura divulgado esta semana pela Aprosoja/MS e Sistema Famasul mostra as atualizações sobre a colheita de milho no estado, que atingiu 12,2% da área total, na última sexta-feira (15).

A região norte apresenta a colheita mais avançada, com média de 40,6%; a região central está com 15,6%; e o sul com 5,81%. No panorama estadual, 81% das lavouras apresentam boas condições, 13% condições regulares e 6% condições ruins.

Conforme técnicos do projeto SIGA-MS, o estádio fenológico das plantas varia de R3, quando apresentam grãos leitosos à R6, quando os grãos estão completos e a planta atinge a maturidade fisiológica. Os insetos mais encontrados foram a lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda), em baixa incidência e a cigarrinha (Dalbulus maidis), em média incidência.

O coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta ressalta que “Ultrapassamos o período com possibilidades de redução do potencial produtivo da cultura, que era o dia 15 de julho, em caso de ocorrência de geada. Agora, as plantas já se encontram em fechamento de ciclo e a estimativa inicial se mantém”. A projeção inicial é de 1,99 milhão de hectares de área plantada, 78,13 sc/ha de produtividade e 9,34 milhões de toneladas de produção.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

Professores de instituições federais de ensino entram em greve

Comando de greve será instalado hoje às 14h30 na sede da Andes

Meio ambiente

Brasil precisa recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa

Meta de 12 milhões deve ser cumprida até 2030

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo