X
Fórum Internacional

Governo de MS defende agro sustentável e estratégias para impulsionar setor

Riedel destacou que agro brasileiro já demonstrou a capacidade de produzir com sustentabilidade e que deve se posicionar diante de temas necessários

Divulgação

O governador Eduardo Riedel participou da abertura do Fiap (Fórum Internacional da Agropecuária), que acontece nesta segunda-feira (9), em Cuiabá (MT). Durante o evento ele defendeu um agro sustentável, com ações que possam reduzir a distância do mercado global. Além disto citou a importância de definir um posicionamento estratégico do Brasil para o setor.

“Estamos aqui buscando respostas e entender a complexidade do setor e ao mesmo tempo formular um posicionamento estratégico do país, que nos levem a mesma direção, acredito que este é o propósito do Fiap. Assim cada vez mais diminua a distância entre aquilo que somos e o mercado global”, descreveu o governador.

Riedel destacou que agro brasileiro já demonstrou a capacidade de produzir com sustentabilidade e que deve se posicionar diante de temas necessários. “Por exemplo não minimizar a questão da rastreabilidade, a discussão sobre as queimadas e desmatamento. Mato Grosso do Sul é um dos poucos estados brasileiros que tem incentivo a produção agropecuária na linha da sustentabilidade. No balanço de carbono e biodiversidade, o Estado tem feito o dever de casa. Tanto que propusemos ser carbono neutro em 2030”, completou.

O governador fez questão de elogiar a reunião entre o setor público e privado, que promove discussão sobre o futuro do agronegócio, tão importante para o Brasil e ao Estado. “Contem com Mato Grosso do Sul que é o irmão mais novo do Centro-Oeste, mais que cresce em uma taxa, que gera muitas oportunidades para nossa gente. Com uma agenda de investimentos em infraestrutura e logística”.

A abertura do evento também conta com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, além dos governadores Helder Barbalho (Pará) e Mauro Mendes (Mato Grosso), que é anfitrião do encontro. A comitiva do Mato Grosso do Sul também tem a participação dos secretários Rodrigo Perez (Segov) e Jaime Verruck (Semadesc).

Mesa de discussões

Para discutir o futuro do setor agropecuário no Brasil, o Fiap (Fórum Internacional da Agropecuária) reúne os principais representantes da iniciativa privada e poder público, para avaliarem o cenário e os desafios para produção. O evento acontece em paralelo ao G20 Agro 2024, que neste ano é liderado pelo governo brasileiro.

O encontro ocorre em Cuiabá, com o objetivo de promover discussões profundas sobre o setor, tendo como temática “O Que o Mundo Espera do Agronegócio Brasileiro na Próxima Década".

Na programação estão previstos fóruns de discussões para definição de políticas públicas e ações estratégicas, que possam lidar com os desafios globais. Assim como palestras sobre as oportunidades do futuro (agro), tecnologias e experiências no Brasil que servem de referência ao mundo, além de painéis específicos sobre soja, agricultura regenerativa, código florestal e preservação da vegetação, novos caminhos da pecuária, entre outros.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Meio Ambiente

Rio Paraguai registra menor nível da história no Pantanal

Imasul emite alerta com estiagem prolongada

Serviços

Defensoria reforça atendimento da Casa da Mulher em Jardim

Unidade assegura direitos das mulheres

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo